Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

PLÁSTICO É O MAIOR DESAFIO AMBIENTAL DO SÉCULO XXI, SEGUNDO ONU MEIO AMBIENTE


VOCÊ ESTÁ JOGANDO QUANTO DE PLÁSTICO NO MEIO AMBIENTE?


Um material que foi criado para salvar vidas animais, hoje, é o responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano: o plástico. Segundo a reportagem especial da National Geographic do mês de junho de 2018, o material foi desenvolvido no fim do século XIX para substituir produtos feitos a partir do marfim dos elefantes. Naquela época, o substituto foi um plástico feito com celulose. No entanto, esse material foi posteriormente desenvolvido a partir do petróleo, para barateá-lo e garantir mais qualidade e durabilidade.

Desde então, impulsionado pela indústria de embalagens, o uso do plástico cresceu de forma exponencial. Estima-se que a produção em 2050 chegue a 33 bilhões de toneladas. Neste mesmo ano, cientistas calculam que haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Para Fernanda Dalto, Gerente de Campanhas da ONU Meio Ambiente, o problema não é o plástico, mas sim como usamos. A especialista participou de um encontro em São Paulo no dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, justamente para discutir a questão – considerada pela ONU como o maior desafio ambiental do século XXI. Durante o evento, ela apresentou alguns dados que estão alarmando a organização:


  • Estima-se que, todos os anos, cerca de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos;
  • Mais de 40% de todo o plástico produzido durante 150 anos foi usado uma única vez antes do descarte;
  • De todo o plástico produzido, apenas 9% foi reciclado;
  • Menos de um quinto da produção foi reaproveitada;
  • Entre os materiais mais encontrados nos oceanos, estão canudos, sacolas plásticas, redes de pesca, bituca de cigarro, tampinhas;
  • São produzidas um milhão de garrafas plásticas por minuto.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!