Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

INCENTIVO À LEITURA E RECUPERAÇÃO DE FARÓIS DO SABER MARCAM NOVA ERA NO MARANHÃO





Já estava na hora, essa semana recebi o release abaixo sobre os Faróis da Educação. Fico feliz em saber que estão melhorando os equipamentos, as estruturas, reformando alguns prédios que estão deteriorados demais.

Incentivo à leitura e recuperação de faróis do saber marcam nova era no Maranhão

Em tempos de jogos online, tablets, celulares e uma gama de opções de entretimento, o mundo dos livros conta com um reforço importante no Maranhão: o Sistema Estadual de Bibliotecas, criado em julho de 2017, para apoiar todas a bibliotecas públicas, municipais, comunitárias e a Rede de Bibliotecas Faróis do Saber, que passa por uma fase de revitalização.

Nos últimos três ano e meio, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), investiu aproximadamente R$ 7 milhões em reformas dos prédios e compra de acervo e de nova mobília (mesas, cadeiras, estantes, arquivos), para as 37 unidades dos Faróis do Saber, localizadas em 33 municípios. Os equipamentos já se encontram completamente revitalizados e em pleno funcionamento.

“Quando um Farol é revitalizado, o que se entrega para a população é uma biblioteca digna, acessível, climatizada, confortável e o principal, com um acervo de qualidade, de forma a atender a comunidade, levando cidadania a toda população”, explica a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, Aline Nascimento.

Realidade muito diferente da encontrada em 2015 pela atual gestão do estado, que identificou que os Faróis estavam completamente abandonados e alguns funcionando em condições precárias desde 2013.

“Recebemos da gestão passada, prédios abandonados, sem portas e janelas, acervos depredados, mobiliário sem condições de uso", conta Aline Nascimento. 

"Os poucos que estavam em funcionamento, funcionavam de forma muito precária, sem condições sanitárias adequadas, ambiente totalmente insalubre, sem água encanada, sem nenhuma climatização, nem mesmo ventiladores, com acervos desatualizados e sem acessibilidade”, completa.

Depois de levantar as necessidades de cada uma das 118 unidades dos Faróis espalhadas pelo Estado, a coordenação iniciou um efetivo processo de revitalização das unidades. “Além dos 37 já revitalizados, mais três estão com obras em andamento e a meta do Governo do Estado é revitalizar todos os 118 Faróis”, destaca Aline.

Com as reformas, os prédios passaram a contar com climatização; acessibilidade com rampas, corrimão, piso tátil, banheiros adaptados, layout com desenho universal; paisagismo; iluminação cênica; redes elétrica e hidráulica, piso e mobiliário novos.

“Os Faróis são equipamentos culturais públicos, a serviço da comunidade e por meio deles é possível ofertar o acesso ao conhecimento e à informação, a prática da leitura e com tudo isso, o exercício da cidadania”, afirma a coordenadora.

Acervo

Ao todo, 7.972 livros foram distribuídos nos 37 Faróis já revitalizados e entregues. Entre os novos acervos, títulos diversos que abrangem todas as áreas do conhecimento e priorizam a literatura. Além desses, os livros técnicos - infantis e juvenis, literatura brasileira e estrangeira, maranhenses e clássicos também integram a oferta que conta com obras de autores consagrados como Umberto Eco, Roger Chartier, Chiavenato, Frei Betto, Karl Marx e Antonio Candido. 

“A leitura é um direito humano e não pode ser um privilégio de poucos", comenta Aline Nascimento. "A biblioteca é o espaço mais democrático de acesso ao conhecimento e, com certeza, quanto mais equipamentos públicos existirem e quanto mais forem compostos por acervos de qualidade e pessoal capacitado, mais o Estado garantirá o exercício desse direito”, conclui.

Parceria e funcionamento


Depois de completamente revitalizados e equipados, os Faróis do Saber passam a contar com uma gestão colaborativa entre Estados e Municípios com a assinatura de Termo de Compromisso entre as duas partes.

Logo após a entrega, a nova unidade já passa a contar com administração do município, que fica responsável por administrar as rotinas da biblioteca, mas conta com a coordenação do Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

“Para que se alcance um estado de leitores, é necessário a existência de políticas públicas do livro e leitura que garantam o acesso ao conhecimento, e esse acesso depende da existência e a sustentabilidade de bibliotecas escolares e públicas”, afirma Aline.

Entre as determinações definidas no termo, a de que as novas unidades devem funcionar diariamente em, no mínimo, dois turnos, com atividades de leitura e pesquisa, a serviço também das demais linguagens, como o cinema, a música, o teatro, entre outras.

“O que o Estado está fazendo com a revitalização dos Faróis é isso, fomentar a leitura, possibilitar a formação de leitores e o acesso ao conhecimento, garantindo que as políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas sejam efetivadas e cumpridas”, afirma Aline.

Continuidade da ações

A próxima etapa da revitalização, segundo a coordenadora, será a contratação de bibliotecários para toda a Rede de Bibliotecas Faróis do Saber, assim como aquisição de equipamentos e de mais acervo.

“Em novembro, continuando o programa de revitalização, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas realizará capacitações para gestores e auxiliares dos Faróis e estas formações, que serão regionalizadas, terão também como público-alvo as equipes das bibliotecas públicas municipais e comunitárias”, destaca.

Sistema Estadual de Bibliotecas 

O Sistema Estadual de Bibliotecas, criado em julho de 2017, apoia todas a bibliotecas públicas municipais, comunitárias e também a Rede de Bibliotecas Faróis do Saber. Esse apoio é feito com doação de acervos, treinamentos, visitas técnicas, orientações diversas, desde a implantação e organização de uma biblioteca à participação em editais e convocatórias, sensibilização dos gestores municipais sobre a importância e a necessidade do município possuir sua biblioteca pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!