Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

LIXÃO INCOMODA MORADORES E VIRA PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA EM CODÓ

Atualmente 54 famílias sobrevivem do que conseguem catar diariamente no lixão em Codó (Foto: Reprodução/TV Mirante)

A reportagem da TV Mirante fez uma reportagem no dia 27 de julho mostrando que a Prefeitura afirma que não tem dinheiro para resolver e enquanto isso famílias que moram nas proximidades sofrem com a situação. Precisamos mudar essa realidade. 

Um lixão tem incomodado moradores no bairro Codó Novo, em Codó, a 290 km de São Luís. De acordo com a população, o que mais incomoda é a fumaça que não cessa durante o dia e a noite; além de causar doenças em idosos e crianças.

A moradora Maria Antônia da Silva, afirma que os filhos ficam doentes com frequência. “A situação é precária, quando é final da tarde tudo aqui fica branco só de fumaça, ninguém consegue enxergar nada. Além disso, meus filhos já tiveram pneumonia e ficaram internados quatro vezes”, revelou a moradora.

Desde que foi criado, o lixão de Codó serve para algumas famílias enquanto causa problemas para outras. O Conselho Tutelar informou que faz visitas regulares para combater a presença de crianças e adolescentes no local, mas ninguém consegue tirar eles do lixão, já que 54 famílias sobrevivem do que conseguem catar diariamente do local.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Ivaldo da Silva, informou que não há viabilidade financeira para construir um aterro sanitário, mas a alternativa já está sendo elaborada e que precisará passar por um processo burocrático.

“Terminado o relatório de viabilidade técnica ele será colocado sobre a apreciação dos órgãos de controle que é o Ministério Público, Ibama e principalmente os nossos legisladores, como a Câmara Municipal e a população de uma forma geral. Vamos mostrar viabilidade da proposta que temos, depois iniciamos um processo licitatório na perspectiva de que até dezembro deste ano nós tenhamos o início do projeto”, explicou o Secretário do Meio Ambiente. (Fonte:TV MIRANTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!