Com o objetivo de inspirar e
conscientizar outras empresas do universo fashion e de outros setores, a empresa MUMO, faz o "balanço anual", startup e se mostra sustentável e transparente.
Neste mês de agosto a MUMO, a Dafiti, startup de moda responsável, celebra seu primeiro
aniversário. Para comemorar, a marca rompe paradigmas ao divulgar um balanço
anual no qual expõe os resultados ambientais positivos alcançados em um ano de
existência. São números, dados e estatísticas que visam incentivar grandes
empresas a fazerem o mesmo e incutir na sociedade a reflexão sobre os efeitos
do consumo excessivo de roupas.
O propósito do Balanço
Socioambiental MUMO é composto por três vertentes: A primeira é instigar
grandes instituições do segmento fashion a tomarem iniciativas concretas para
amenizar as consequências ambientais causadas pela indústria da moda; depois,
estimulá-las a apoiarem causas ambientalmente defensoras; e por fim, as
encorajar a divulgarem de forma transparente os resultados de suas ações pró
meio ambiente.
Falando sobre impacto
Anualmente, no Brasil, a moda
fatura cerca de R$ 200 bilhões. Em contrapartida, segundo pesquisas da BBC
(2017), o segmento é o segundo maior poluente do mundo, perdendo apenas para a
indústria do petróleo. Já de acordo com o Sindag e Abrasco (2018), quando o
assunto é agrotóxico, por ano o algodão - que é uma das principais matérias
primas da moda - gasta 28 litros por hectares. Em torno de 24% de todos os
pesticidas do globo. São números preocupantes que - se não desacelerados agora
- poderão causar danos irreversíveis ao nosso planeta, pessoas e vida
silvestre.
Na contramão, empresas como a
MUMO investem em matéria prima sustentável e incentivam o consumo consciente.
"Temos a missão de fazer as pessoas pensarem sobre o impacto da moda e do
poder das pequenas escolhas. E, nisso motivá-las a comprar e se vestir de forma
consciente, deixando um legado socioambiental positivo", ressalta Rodrigo
Tozzi, CEO da MUMO.
Mais empresas deveriam adotar
causas e divulgar seus resultados. É o que defende Tozzi ao dizer ainda que
"um balanço socioambiental deveria ser tão importante quanto os
tradicionais balanços financeiros. O comprometimento público de se divulgar
tais informações gera comprometimento das empresas e clareza aos consumidores.
É o famoso 'e se', se a maioria das empresas fizessem o mesmo, como estaria
nosso planeta agora? É a pergunta que queremos deixar".
Balanço Socioambiental MUMO -
2018
Confira os resultados
socioambientais positivos alcançados pela MUMO no primeiro ano. O mesmo, também
poderá ser encontrado na íntegra em: MUMO.
Sobre algodão orgânico
Ao optar por usar algodão
orgânico, pudemos deixar de consumir 1 kg de agrotóxicos que tinham o potencial
para contaminar 1 milhão de litros de água. O resultado poderia ainda
prejudicar a qualidade da vida animal, além da saúde e economia sustentável de
famílias que cultivam a fibra. (Fonte: USDA/ Cotton Outlook, UOL, Cotton and
The Evironment)
Peças feitas a partir de
Garrafas PET Recicladas
Em um ano, 25% das peças
vendidas pela MUMO foram produzidas com malha 50% feita a partir da reciclagem
de garrafas PET. Essa matéria prima feita reciclou 2.557 garrafas que seriam
descartadas como lixo e levariam até 300 anos para se decomporem, ou pior, poderiam
ter acabado nos oceanos, impactando a vida marinha.
De acordo com estudos
realizados pela Ellen MacArthur Foundation, em 2017, se continuarmos no mesmo
ritmo, até 2050 teremos mais plásticos que peixes nos oceanos. As mesmas 2.557
garrafas recicladas representaram uma economia de 77 litros de água no processo
produtivo. (Fonte: Abipast, Ellen MacArthur Foundation)
Coleções MUMO
Mais de 80% das peças
comercializadas são sustentáveis – sendo completamente biodegradáveis ou de
matérias primas de reuso (upcycling), ou possuem 20% a menos derivados de
poliéster – fibra sintética derivada do petróleo.
Papel reciclado
Todas as etiquetas das roupas
e as notas fiscais emitidas pela MUMO são feitas a partir de papel reciclado.
Nosso intuito é estender a vida útil da celulose e economizar energia.
Colaboradores
Ao longo do primeiro ano,
criamos oportunidades de trabalho para mais de 30 profissionais. Todos
remunerados de forma justa. Em muitos casos a MUMO paga até duas vezes a mais
que a média da indústria da moda.
Delivery
Do ponto de vista logístico,
oferecemos a opção de entrega na cidade de São Paulo, por meio de bicicletas.
Mais de 60% dos clientes que vivem nas áreas de entrega optaram pelo modelo. Em
um ano a atitude fez a MUMO deixar de emitir cerca de 27 kg de CO2. (Fonte:
DEFRA e AEA)
Árvores Plantadas
Seguindo a proposta de plantar
e cuidar de 1 árvore nativa a cada peça de roupa vendida, em parceria com a
Associação Mata Ciliar, a MUMO plantou mais de 1.000 mudas de árvores, em uma
área de 1 hectare (10.000 metros quadrados). Espaço equivalente a 1,5 campos de
futebol.
Associação Mata Ciliar
A Associação Mata Ciliar se
preocupa em realizar um trabalho de recuperação e preservação ambiental. As
árvores plantadas são cuidadosamente escolhidas para serem o mais próximo da
mata original, incluindo plantas frutíferas – que com o passar dos anos, podem
atrair novamente animais silvestres. A área está localizada no município de
Joanópolis e é protegida por lei.
Sobre a MUMO
A MUMO é a startup de moda
mais cool e responsável do mercado, tendo a missão de trazer, a cada ano, uma
causa socioambiental e colocando-a no centro de tudo o que faz. Nascida em
agosto de 2017, a marca se propõe a contribuir na diminuição do impacto da
indústria da moda em toda sua cadeia produtiva, desde materiais, mão de obra
justa, operações e doações de parte do faturamento para ONG. Além do e-commerce
próprio, as peças da MUMO estão à venda na Dafiti, Zatini e, em breve, estarão
em outros players de alcance mundial.
Acompanhe o trabalho da Mumo
Site: www.mumomoda.com
Instagram: @mumomoda
Facebook: @mumomoda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!