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segunda-feira, 13 de agosto de 2018

EMPRESA DE MODA RESPONSÁVEL INOVA AO DIVULGAR RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL





Com o objetivo de inspirar e conscientizar outras empresas do universo fashion e de outros setores, a empresa MUMO, faz o "balanço anual", startup e se mostra sustentável e transparente.

Neste mês de agosto a MUMO, a Dafiti, startup de moda responsável, celebra seu primeiro aniversário. Para comemorar, a marca rompe paradigmas ao divulgar um balanço anual no qual expõe os resultados ambientais positivos alcançados em um ano de existência. São números, dados e estatísticas que visam incentivar grandes empresas a fazerem o mesmo e incutir na sociedade a reflexão sobre os efeitos do consumo excessivo de roupas.

O propósito do Balanço Socioambiental MUMO é composto por três vertentes: A primeira é instigar grandes instituições do segmento fashion a tomarem iniciativas concretas para amenizar as consequências ambientais causadas pela indústria da moda; depois, estimulá-las a apoiarem causas ambientalmente defensoras; e por fim, as encorajar a divulgarem de forma transparente os resultados de suas ações pró meio ambiente.

Falando sobre impacto

Anualmente, no Brasil, a moda fatura cerca de R$ 200 bilhões. Em contrapartida, segundo pesquisas da BBC (2017), o segmento é o segundo maior poluente do mundo, perdendo apenas para a indústria do petróleo. Já de acordo com o Sindag e Abrasco (2018), quando o assunto é agrotóxico, por ano o algodão - que é uma das principais matérias primas da moda - gasta 28 litros por hectares. Em torno de 24% de todos os pesticidas do globo. São números preocupantes que - se não desacelerados agora - poderão causar danos irreversíveis ao nosso planeta, pessoas e vida silvestre.

Na contramão, empresas como a MUMO investem em matéria prima sustentável e incentivam o consumo consciente. "Temos a missão de fazer as pessoas pensarem sobre o impacto da moda e do poder das pequenas escolhas. E, nisso motivá-las a comprar e se vestir de forma consciente, deixando um legado socioambiental positivo", ressalta Rodrigo Tozzi, CEO da MUMO.

Mais empresas deveriam adotar causas e divulgar seus resultados. É o que defende Tozzi ao dizer ainda que "um balanço socioambiental deveria ser tão importante quanto os tradicionais balanços financeiros. O comprometimento público de se divulgar tais informações gera comprometimento das empresas e clareza aos consumidores. É o famoso 'e se', se a maioria das empresas fizessem o mesmo, como estaria nosso planeta agora? É a pergunta que queremos deixar".
 
Balanço Socioambiental MUMO - 2018

Confira os resultados socioambientais positivos alcançados pela MUMO no primeiro ano. O mesmo, também poderá ser encontrado na íntegra em: MUMO.

Sobre algodão orgânico

Ao optar por usar algodão orgânico, pudemos deixar de consumir 1 kg de agrotóxicos que tinham o potencial para contaminar 1 milhão de litros de água. O resultado poderia ainda prejudicar a qualidade da vida animal, além da saúde e economia sustentável de famílias que cultivam a fibra. (Fonte: USDA/ Cotton Outlook, UOL, Cotton and The Evironment)

Peças feitas a partir de Garrafas PET Recicladas

Em um ano, 25% das peças vendidas pela MUMO foram produzidas com malha 50% feita a partir da reciclagem de garrafas PET. Essa matéria prima feita reciclou 2.557 garrafas que seriam descartadas como lixo e levariam até 300 anos para se decomporem, ou pior, poderiam ter acabado nos oceanos, impactando a vida marinha.

De acordo com estudos realizados pela Ellen MacArthur Foundation, em 2017, se continuarmos no mesmo ritmo, até 2050 teremos mais plásticos que peixes nos oceanos. As mesmas 2.557 garrafas recicladas representaram uma economia de 77 litros de água no processo produtivo. (Fonte: Abipast, Ellen MacArthur Foundation)

Coleções MUMO

Mais de 80% das peças comercializadas são sustentáveis – sendo completamente biodegradáveis ou de matérias primas de reuso (upcycling), ou possuem 20% a menos derivados de poliéster – fibra sintética derivada do petróleo.

Papel reciclado

Todas as etiquetas das roupas e as notas fiscais emitidas pela MUMO são feitas a partir de papel reciclado. Nosso intuito é estender a vida útil da celulose e economizar energia.

Colaboradores

Ao longo do primeiro ano, criamos oportunidades de trabalho para mais de 30 profissionais. Todos remunerados de forma justa. Em muitos casos a MUMO paga até duas vezes a mais que a média da indústria da moda.

Delivery

Do ponto de vista logístico, oferecemos a opção de entrega na cidade de São Paulo, por meio de bicicletas. Mais de 60% dos clientes que vivem nas áreas de entrega optaram pelo modelo. Em um ano a atitude fez a MUMO deixar de emitir cerca de 27 kg de CO2. (Fonte: DEFRA e AEA)

Árvores Plantadas

Seguindo a proposta de plantar e cuidar de 1 árvore nativa a cada peça de roupa vendida, em parceria com a Associação Mata Ciliar, a MUMO plantou mais de 1.000 mudas de árvores, em uma área de 1 hectare (10.000 metros quadrados). Espaço equivalente a 1,5 campos de futebol.

Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar se preocupa em realizar um trabalho de recuperação e preservação ambiental. As árvores plantadas são cuidadosamente escolhidas para serem o mais próximo da mata original, incluindo plantas frutíferas – que com o passar dos anos, podem atrair novamente animais silvestres. A área está localizada no município de Joanópolis e é protegida por lei.

Sobre a MUMO

A MUMO é a startup de moda mais cool e responsável do mercado, tendo a missão de trazer, a cada ano, uma causa socioambiental e colocando-a no centro de tudo o que faz. Nascida em agosto de 2017, a marca se propõe a contribuir na diminuição do impacto da indústria da moda em toda sua cadeia produtiva, desde materiais, mão de obra justa, operações e doações de parte do faturamento para ONG. Além do e-commerce próprio, as peças da MUMO estão à venda na Dafiti, Zatini e, em breve, estarão em outros players de alcance mundial.
  
Acompanhe o trabalho da Mumo

Site: www.mumomoda.com
Instagram: @mumomoda
Facebook: @mumomoda




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