Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de junho de 2018

WWF-BRASIL LANÇA PROGRAMAS DE RÁDIO PARA COMUNIDADES DA AMAZÔNIA

Em parceria com a EBC, organização cria programas para inspirar comunidades a viverem de forma sustentável, em temas como pesca e cadeias produtivas

O WWF-Brasil, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), lança no dia 3 de junho, no início da semana do meio ambiente, a série "Somos Amazônia", de cinco programas de rádio, destinado às comunidades da Amazônia. Os programas abordam e destacam a importância da conservação do maior bioma brasileiro a partir de cinco temas: pesca sustentável; unidades de conservação, por meio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa); turismo sustentável; cadeias produtivas; e práticas agroflorestais e de restauração florestal. Cada programa possui duração aproximada de 10 minutos.

A produção ficou a cargo da jornalista Mara Régia, um dos maiores nomes do radiojornalismo ambiental brasileiro, que há 25 anos está à frente do programa Natureza Viva e há 38 anos na emissora. Para tal desafio, a jornalista e a equipe do WWF-Brasil percorreram diversos locais e visitaram inúmeras comunidades por dois meses nos estados do Amazonas e do Acre.

Para Ricardo Mello, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil, esse projeto surgiu da vontade de aproximar os temas trabalhados pela organização com as comunidades da Amazônia e mostrar modelos de sucesso que possam ser replicados por outras comunidades da região. "Queríamos uma mensagem positiva de que, ao conservar a natureza, podemos juntos construir a Amazônia que queremos para as próximas gerações, que priorize o equilíbrio entre a ação humana com a sustentabilidade das nossas florestas", explica.

A equipe de produção visitou, por exemplo, moradores da Barra de São Manoel, do Apuí e da Comunidade Colares, no Amazonas, para conversar sobre o turismo sustentável, atividade que tem crescido na região. Desbravou estradas de terra localizadas entre Rio Branco e Feijó, no interior do Acre, para acompanhar o trabalho de pescadores no manejo do pirarucu, que tem trazido maior renda e a conservação de espécies.

Em outros locais, viram povos da floresta que praticam conservação no dia a dia com seu extrativismo, contribuindo para a conservação de cadeias produtivas, e de unidades de conservação, assim como comunidades que têm nas práticas agroflorestais uma ferramenta para uma produção mais sustentável com resultados mais eficientes de restauração florestal.

Para a jornalista Mara Régia, a experiência foi incrível e a sua maior aventura em mais de 35 anos de carreira. Ela espera que os programas possam inspirar outras comunidades pela Amazônia a viverem de forma sustentável e em harmonia com a natureza. "Foi surpreendente conversar com o homem-peixe sobre o manejo do pirarucu, experimentar o melhor açaí do mundo, e desfrutar da companhia da guerreira que toma conta do Mosaico do Apuí, bem ao lado da Barra de São Manoel, um pedaço de paraíso na terra que encanta os viajantes que se deixam atrair pela aventura e belezas naturais do lugar. É lá, inclusive, que conhecemos o verdadeiro turismo de base comunitária. Uma experiência tão incrível e imensa como a própria Amazônia", revelou.

A proposta é que agora os programas sejam distribuídos nas rádios estatais e comunitárias de toda a Amazônia, junto com três spots de rádio. Os áudios também podem ser acessados como podcast no site Somos Amazônia (wwf.org.br/somosamazonia).


Sobre o WWF

O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!