Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de junho de 2018

NA REGIÃO TOCANTINA, FLÁVIO DINO ENTREGA SISTEMAS DE ABASTECIMENTOS DE ÁGUA, ESCOLAS DIGNAS E MAIS ASFALTO




A população de Varjão dos Crentes, município de Buritirana, finalmente tem água de qualidade nas torneiras com o sistema de abastecimento implantado pelo Governo do Estado. Na manhã desta terça-feira (19), o governador Flávio Dino inaugurou o sistema que vai atender a todo o povoado. A ação integra a agenda na  Região Tocantina, que contemplou também a população de Sítio Novo e Amarante do Maranhão.

“Nos orgulhamos de estar presente onde antes um gestor de Estado nunca esteve e poder garantir direitos, estrutura, serviços públicos e dignidade para toda esta população. É a união de trabalho entre Governo, Prefeitura e lideranças tendo como resultado melhorias concretas para a vida da população”, destacou o governador Flávio Dino. Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o sistema inclui poço artesiano, reservatório de água em concreto, caixa d'água, redes de distribuição e ligações domiciliares.

Na avaliação do prefeito de Buritirana, Vagtônio Brandão, a presença do governador representa desenvolvimento para a região. “É motivo de muita alegria receber o governador em nosso município e trazendo grandes benefícios para nossa cidade. Esse sistema de água vai ajudar muitos moradores. Agradecemos o esforço da gestão e esperamos que mais melhorias cheguem para nossa comunidade”, disse.

A água que servia a comunidade era imprópria para o consumo, segundo moradores. “Era uma água de gosto ruim, salobra. A gente tomava porque era o jeito. Agora, a gente vai ter água boa para beber”, enfatizou o lavrador Emanoel da Conceição, 36 anos, que mora no povoado Varjão dos Crentes. O sistema de abastecimento resolve um problema crônico de falta de água no povoado.


Aos 80 anos o lavrador Gregório Pereira da Silva disse nunca esperar que a água boa chegasse um dia. “Eu achava que qualquer água era boa. A gente que foi criado no meio dos matos, com gado, não via muito essas coisas. Mas, vendo essa água, é diferente. O gosto é melhor, mais limpa. Até a cor é diferente. Ficou muito melhor”, afirmou.

Na ocasião, o governador também vistoriou as obras em uma escola municipal; e entregou 1.044 fardamentos para estudantes da rede pública. A produção familiar agrícola ganhou incentivo com a entrega de duas patrulhas, sendo uma roçadeira e uma plantadeira.

Em Buritirana, a ação do Governo do Estado já garantiu a revitalização de uma escola; reforma de hospital; pavimentação de várias ruas com as ações do programa Mais Asfalto; e medidas em apoio à agricultura familiar. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Francisco Júnior; os deputados estaduais Marco Aurélio, que destinou emendas parlamentares ao povoado, Léo Cunha e Antônio Pereira; e o deputado federal Cléber Verde, participaram da agenda.

Amarante do Maranhão

Há dois meses, o Centro de Ensino Padre Batista Teixeira é uma nova unidade de aprendizado para jovens do Ensino Médio. A escola estava sem reforma desde 1998 e foi totalmente recuperada na gestão Flávio Dino. O governador visitou as instalações da unidade, conversou com professores, pais e alunos, durante agenda em Amarante do Maranhão, parte das atividades na Região Tocantina.

É percorrendo todo o Maranhão que podemos saber as necessidades da população, enfatiza o governador Flávio Dino, sobre as melhorias promovidas nas cidades visitadas. “A satisfação é grande quando entregamos uma obra e mudamos a vida das pessoas, tirando-as do isolamento e lhes garantindo a possibilidade de um futuro melhor”, pontuou.

“Mais um sonho realizado para nossa população. Ver obras importantes que estão transformando Amarante e trazendo alegria e boas lembranças de volta ao nosso povo. Agradeço muito o governador por esses sonhos que se toraram realidade”, enfatizou a prefeita Joice Marinho, referindo-se à nova escola da região, que atende cerca de dois mil alunos.

O governador anunciou a nova etapa do programa Mais Asfalto que contempla oito quilômetros de vias na cidade; a fase conclusiva da Praça do Complexo Esportivo, equipamento público importante à região que integra o programa estadual Mais Esporte e Lazer; e assinou ordem de serviço para as obras da MA-275, trecho Amarante/Sítio Novo. Anunciou a criação de um Batalhão de Polícia Militar, assinou ordens de serviços para instalação de sistemas de abastecimento nos povoados Serra Pelada e Santa Amélia; e entregou 1.910 fardamentos.

Sítio Novo

A agenda encerrou no município de Sítio Novo com a inauguração de cinco escolas municipais e entrega de 1.670 fardamentos; assinatura de ordem de serviço para obras na MA-275, no trecho de Sitio Novo/Amarante; inauguração de obras do Mais Asfalto; entrega de uma patrulha ao sindicato dos produtores da região; assinatura de duas ordens de serviços para implantar sistemas de abastecimentos de água nos povoados Paciência e Boa Lembrança; e entrega de um kit de irrigação.


A agente comunitária de saúde Rosinalva Rodrigues, 36 anos, está na expectativa pelas novas ruas que a cidade vai ganhar com os serviços de infraestrutura realizados pelo Governo do Estado. "Essa obra vai ajudar muita gente, pois vai ligar a outras localidades uma região que antes era praticamente isolada", avalia, sobre as obras na MA 275 e sobre as ações do programa Mais Asfalto.                                               

As cinco escolas reformadas e revitalizadas são parte das ações do programa Escola Digna, que tem recuperado e construído unidades em todo o Maranhão, transformando ambientes de taipa e palha em prédios de tijolo e telha.  São contemplados estudantes dos povoados Montes das Oliveiras, que ganha novo prédio da Escola Municipal Silveira Bueno, com duas salas de aula, banheiros acessíveis, cozinha, pátio, sala de direção e depósito. No povoado Novo Acordo, a revitalização da Escola Municipal Criança Feliz agregou sala de aula, banheiros acessíveis, cozinha, pátio e sala de direção.

No povoado Agrovila Bom Jesus, o novo prédio da Escola Municipal Monteiro Lobato ganhou duas salas de aula, cozinha, banheiros acessíveis, sala de direção, pátio e depósito. As novas instalações da Escola Municipal Salomão Rocha, no Assentamento Conceição, povoado Boa Lembrança, foram equipadas e passam a contar com duas salas de aula, depósito, cozinha, pátio, sala de direção e banheiros acessíveis. (Fonte: Secap)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!