Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2018

A IMPORTÊNCIA DA ENERGIA SOLAR É DISCUTIDA EM SEMINÁRIO REALIZADO PELO SEBRAE

Os palestrantes trouxeram informações sobre aspectos importantes, como marco
regulatório, normas, aspectos jurídicos, modelos de negócios no segmento de energia solar.


O seminário é parte das ações do projeto Soluções Tecnológicas em Energia, desenvolvido pelo Sebrae no Maranhão.
  
São Luís – Promover ambiente de orientação, discussão e atualização das empresas do segmento de energia solar fotovoltaica da região metropolitana de São Luís. Esse foi o objetivo do Sebrae Maranhão com a realização do I Seminário de Energia Solar, realizado recentemente em São Luís e que reuniu palestrantes de renome nacional, empresários da cadeia produtiva, representantes do poder público e instituições de ensino. 

A ação faz parte do projeto Soluções Tecnológicas em Energia, desenvolvido pela instituição. “Nós buscamos com esse evento, oportunizar aos pequenos negócios e demais representantes da cadeia produtiva de Energia Solar do Maranhão, o aperfeiçoamento e atualização de suas competências, novos rumos e ideias para o seu negócio, por meio de palestras e oficinas e com a expertise de profissionais que atuam dentro da cadeia produtiva da energia solar inclusive fora do País”, afirmou a gestora do projeto, Paula Waldira Bastos. 

A programação foi pensada em conjunto com os empresários que já integram o projeto, atendendo às suas necessidades, com a realização de oficinas técnicas trazendo aspectos importantes como marco regulatório, normas, aspectos jurídicos, modelos de negócios no segmento de energia solar e o desenvolvimento de usinas fotovoltaicas de médio porte no país. 

A vice-presidente de Energia Distribuída da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bárbara Rubim, falou sobre os modelos de negócios em geração distribuída e traçou um cenário bem positivo para o futuro da energia solar no Maranhão.
  
Público presente no evento.
“Esse encontro foi muito rico, pois durante todo o dia discutimos de forma holística para quem quer investir na área de energia solar, apresentando a parte técnica, financeira, jurídica e regulatória. Nosso intuito é colaborar com o desenvolvimento da energia fotovoltaica no Maranhão. Esse tipo de energia está ganhando terreno com o interesse crescente dos clientes em ter seus próprios sistemas de eletricidade baseada em luz solar e isso acontece em todo país. Trata-se de uma matriz de energia que é limpa e sustentável”, destacou Bárbara.
  
Vinícius Ayrão, da Sinergia Consultoria/RJ, ressaltou a importância do Sebrae discutir a expansão e o apoio aos pequenos negócios que atuam na área de energia solar. “Todos os assuntos tratados foram de extrema relevância para o setor e trazer esses temas junto a cadeia produtiva de forma a conhecer soluções e pensar em novas alternativas é muito importante”, disse Ayrão. 

Um dos atuantes da cadeia produtiva, José do Espírito Santos Silva, da Enova, frisou que a participação no seminário trouxe informações relevantes para os próximos passos que serão dados pela empresa. “Temos muitos projetos para realizar na Enova e, com as informações que obtivemos aqui, podemos concluir de forma mais assertiva e sustentável”, considerou. 

Equipe do Sebrae Maranhão e os palestrantes do evento.

Além do Vinícius Ayrão e da Bárbara Rubim, também participaram Lincoln Romaro, Greener Tecnologias Sustentáveis/SP, Clibas Pacheco e Rodrigo Leite – Leite e Roston Advogados/SP. 

Próximas ações

Como próximas ações, o projeto Soluções Tecnológicas em Energia, tem a proposta de realizar consultorias de inovação utilização o Sebraetec, Missão técnica na 6ª Feira e Congresso Intersolar South América, a principal plataforma de promoção das tecnologias solares na América do Sul, rodada de crédito e o 2º Seminário sobre Energia Solar, que será realizado em novembro, aberto ao público. 
Público presente no evento.

O diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Antônio Garcêz, destacou que a energia é uma tendência atual e tem seu papel relevante como insumo na produção de bens e serviços, e ainda, está diretamente relacionada com a competitividade das empresas. “Por isso, o projeto foi pensado para atuar nessa cadeia produtiva, ofertando consultorias técnicas e várias ações que possam melhorar a operação destes negócios, sua competitividade e sustentabilidade”, finalizou Garcêz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!