Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Urgente: Abalos Sísmicos atingem Brasília & Avenida Paulista além de outras cidades

Um  ocorrido há poucas horas na Bolívia produziu efeitos de Abalos Sísmicos no Brasil. 

Terremoto com epicentro na Bolívia é sentido em Brasília
(Foto: Karina Almeda/G1)
Um tremor de terra foi sentido no centro de Brasília às 10h40 desta segunda-feira (2). Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor foi reflexo de um terremoto de magnitude 6,8 ocorrido na Bolívia. Os abalos também foram sentidos na Avenida Paulista, em São Paulo, em Santos (SP), em Marília (SP), em São Carlos (SP), em Araxá (MG), em Belo Horizonte (MG), em Uberlândia (MG), no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o terremoto em solo boliviano atingiu 6.8 Graus na Escala Richter.

O que explica?

Os tremores de terra sentidos no Brasil foram brandos porque o terremoto foi "muito profundo", segundo o professor de sismologia e pesquisador do Observatório Sismológico da UnB Lucas Vieira Barros. A 500 km de profundidade no epicentro, a energia se dissipou até chegar a cidades brasileiras.

“A região dos Andes é muito ímpar quando se fala em sismologia, tanto em termos de magnitude, quanto em profundidade. Na região, estão em contato as placas de Nazca e a Sul-Americana. Em razão disso, foi nesta região, mais precisamente no Chile, que houve o tremor de maior magnitude de que se tem notícia, de 9,5 em 1970.”

Segundo ele, é possível que haja outro temor na Bolívia, mas ele não deve chegar até o Brasil desta vez. "Normalmente, após um tremor de alta magnitude, ocorre um réplica, um abalo secundário. Via de regra, ele tem magnitude menor – geralmente é de 1,2 graus a menos que o primeiro."

Mesmo que ocorra um terremoto de magnitude ainda maior, dificilmente geraria dano no Brasil, aposta Barros. "Em razão da distância e da profundidade, a energia se dissipa muito facilmente."

Reflexos no Brasil


Em São Paulo, o prédio da Petrobras, na Avenida Paulista, foi esvaziado, assim como o do Ministério Público na Rua Riachuelo, no Centro. Moradores da Zona Oeste da capital disseram que precisaram deixar os prédios em que estavam por causa de tremores. Em Marília, no interior, o prédio da prefeitura foi esvaziado.

Em Minas Gerais, ao menos um prédio de Belo Horizonte foi esvaziado. Em Uberlândia, um dos edifícios da empresa Algar tremeu e precisou ser evacuado. Um leitor do G1 informou que o imóvel, conhecido como CSC, chegou a balançar três vezes. Em Araxá, um centro comercial foi esvaziado.

No Paraná, prédios foram esvaziados em Umuarama, Maringá e Cascavel. Com menos intensidade, os abalos também foram sentidos em Cianorte e Londrina. No Rio Grande do Sul, os bombeiros de Passo Fundo receberam cerca de 10 ligações sobre o tremor.

Na Avenida Paulista, na região próxima à Rua Augusta, funcionários de vários prédios comerciais foram evacuados, o mesmo ocorrendo com os prédios da administração pública na Capital Federal. Existem informações ainda não exatas de efeitos sentidos na Baixada Santista e também em Curitiba-PR.

Em instantes traremos Mais Informações.#terremoto #Bolívia #AbalosSísmicosnoBrasil #jornalismoambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!