![]() |
Terremoto com epicentro na Bolívia é sentido em Brasília (Foto: Karina Almeda/G1) |
O que explica?
Os tremores de terra sentidos no Brasil foram brandos porque o terremoto foi "muito profundo", segundo o professor de sismologia e pesquisador do Observatório Sismológico da UnB Lucas Vieira Barros. A 500 km de profundidade no epicentro, a energia se dissipou até chegar a cidades brasileiras.

Segundo ele, é possível que haja outro temor na Bolívia, mas ele não deve chegar até o Brasil desta vez. "Normalmente, após um tremor de alta magnitude, ocorre um réplica, um abalo secundário. Via de regra, ele tem magnitude menor – geralmente é de 1,2 graus a menos que o primeiro."
Mesmo que ocorra um terremoto de magnitude ainda maior, dificilmente geraria dano no Brasil, aposta Barros. "Em razão da distância e da profundidade, a energia se dissipa muito facilmente."
Reflexos no Brasil

Em Minas Gerais, ao menos um prédio de Belo Horizonte foi esvaziado. Em Uberlândia, um dos edifícios da empresa Algar tremeu e precisou ser evacuado. Um leitor do G1 informou que o imóvel, conhecido como CSC, chegou a balançar três vezes. Em Araxá, um centro comercial foi esvaziado.

Na Avenida Paulista, na região próxima à Rua Augusta, funcionários de vários prédios comerciais foram evacuados, o mesmo ocorrendo com os prédios da administração pública na Capital Federal. Existem informações ainda não exatas de efeitos sentidos na Baixada Santista e também em Curitiba-PR.
Em instantes traremos Mais Informações.#terremoto #Bolívia #AbalosSísmicosnoBrasil #jornalismoambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!