Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2018

APÓS ACABAR COM O LIXÃO DE CANAVIEIRA, SISTEMA DE COLETA É MODERNIZADO


Lixão do Canavieira, um problema crônico que afetava o município de São José de Ribamar, a terceira maior cidade do Maranhão, começou a ser resolvido definitivamente desde fevereiro de 2018, com a destinação dos resíduos sólidos para a o aterro industrial da Titara em Rosário.

Estação de Transbordo
Na última sexta-feira (06), acompanhado do vice-prefeito Eudes Sampaio, de vereadores, da secretária de Estado as Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID), Flávia Alexandrina, e de secretários municipais, o prefeito Luis Fernando conheceu pessoalmente todo o sistema de coleta do lixo produzido em São José de Ribamar, incluindo as Estações de Transbordos da empresa Ciano no Parque Vitória, que faz a coleta no município, bem como o aterro sanitário da empresa Titara em Rosário.

“Estamos dando um passo muito importante e grande com relação ao que acontecia até 31 de dezembro de 2016 em São José de Ribamar nesta área. Eu costumo dizer que saímos da idade da pedra e estamos chegando na idade contemporânea. Não existe mais lixão no município recebendo diariamente toneladas e toneladas de resíduos sólidos. Todos esse resíduos estão sendo direcionados para o aterro industrial em Rosário. Trata-se de um avanço importantíssimo”, comentou o prefeito durante a visita.

De acordo com o que informou o prefeito, a atual gestão está buscando parcerias com o Governo do Estado para importantes ações e novos avanços, tais como o tratamento do Lixão de Canavieira, que deixou de receber resíduos, mas que precisa ser tratado, além de novas iniciativas incluindo conceitos ainda mais modernos para o tratamento do lixo em São José de Ribamar.

“Estamos buscando parcerias para que nossa cidade se torne cada vez mais limpa e mais bela a partir da coleta seletiva e implantação dos ecopontos para construirmos uma São José de Ribamar cada vez melhor", frisou.

Durante a visita, o prefeito e a comitiva conheceram todo processo de separação dos resíduos, desde a chegada dos caminhões, pesagem, triagem, até o destino dos materiais. Eles percorreram toda a área monitorada e acompanharam o trabalho nas modernas Estações de Transbordos da Ciano no Parque Vitória.

LF na Titara
No local, veículos compactadores coletam os materiais e depois os transportam em carretas adequadas para a Central de Gerenciamento Ambiental Titara, também incluída no roteiro da visita, um dos mais modernos do país, localizado no município de Rosário onde é realizada a deposição adequada do resíduo sólido gerado em Ribamar, cerca de 130 toneladas de lixo diariamente, o que equivale a 4 mil toneladas/mês.

O aterro sanitário é de fundamental importância para a natureza. A boa gestão dele garante que os resíduos produzidos na cidade terão uma destinação ecologicamente correta.

A secretária Flavia Alexandrina, que acompanhou toda a visita técnica, elogiou a atitude da prefeitura de Ribamar em se adaptar aos novos serviços e modernizar a coleta de lixo. "Com isso, os resíduos produzidos em Ribamar, são destinados para um local ambientalmente correto, moderno, que atende a todas as exigências ambientais legais. Uma nova etapa nas políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, buscando meios de desenvolvimento mais eficazes", lembrou. (Fonte: ASCOM/SJR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!