Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Reservatório Batatã opera com 25% da capacidade e pode secar até novembro

O Sistema Sacavém é o responsável por abastecer diversos
bairros centrais da capital (Foto: Biné Morais)
O período de estiagem na capital tem trazido várias implicações no que concerne ao abastecimento de água. Isto porque o reservatório Batatã, importante canal de abastecimento de água na capital,está operando com apenas 25% da sua capacidade total. Se não voltar a chover, a previsão é de que o reservatório seque até o fim de novembro.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão informou que o reservatório que tem capacidade de 12 metros, opera atualmente com apenas 3,86 metros.

É estimado que, pelo menos 100 mil moradores dependem diretamente do abastecimento de água que vem do Sistema Sacavém, cuja metade do seu volume de água vem do reservatório Batatã.

Em 2008 foi a última vez que o reservatório alcançou seu nível máximo. Em abril deste ano foi nítido o momento mais crítico, quando o reservatório operou com somente 5% da capacidade total. As poucas chuvas, na época, somadas à ocupação desordenada nas proximidades do reservatório além da depredação da mata ciliar e da crescente demanda de água na capital, foram estopim para que o nível de água da reserva diminuísse consideravelmente.

As chuvas que atingiram fortemente a capital em maio foram responsáveis para que o nível de águra da reserva elevasse e chegasse a 40% da capacidade, compensando o abastecimento precário visto um mês antes.

Vários sistemas são responsáveis, atualmente, por abastecer a capital. São eles: O Sistema Sacavém (onde está localizado o Batatã), Sistema Paciência I e II, sistemas de poços isolados e o Italuís. (Fonte: JP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!