Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Promotoria do MA denuncia 4 cidades por desrespeito à PNRS

Os municípios de Davinópolis, Imperatriz, Governador Edison Lobão e Vila Nova dos Martírios foram denunciados à Justiça por desrespeito à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entrou em vigor em 2010 e teve prazo de adequação finalizada em agosto deste ano. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (22) pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

De acordo com a 3ª Promotoria Especializada em Meio Ambiente de Imperatriz, os municípios não providenciaram, no prazo legal de quatro anos, o tratamento e destinação adequada de resíduos sólidos. As cidades ainda utilizam lixões, em desacordo com a Lei nº12.305/10 que, dentre outros pontos, proíbe o lançamento de resíduos sólidos a céu aberto.

No ano passado, o MP-MA instaurou o inquérito para acompanhar a aplicação das políticas municipais de resíduos sólidos dos quatro municípios e constatou que as cidades sequer elaboraram o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Segundo o promotor Jadilson Cirqueira, apenas 10% dos municípios maranhenses estão de acordo com a nova lei. "É de conhecimento amplo que o lançamento de resíduos sólidos ou rejeitos in natura a céu aberto caracteriza evidente dano ambiental pela contaminação do solo, do ar e dos recursos hídricos subterrâneos, assim como pela proliferação de vetores de patologias e, em alguns casos, a contaminação de recursos hídricos e superfícies", explicou.

Pedidos

Nas ações civis públicas, o MP pede à Justica que obrigue os municípios a elaborem os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no prazo de 30 dias e ao cumprimento da Lei nº 12.305/10 em 180 dias, sob pena de multa diária no valor de R$100 mil. Os gestores também podem responder administrativamente e criminalmente pelo descumprimento da medida.(Fonte: Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!