Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Parte da orla de São Luís está imprópria para banho; saiba os locais

Cinco de 16 pontos da orla marítima de São Luís estão impróprios para banho, de acordo com laudo de balneabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente divulgado no dia 21 de julho (veja o laudo). Outros quatro locais estão interditados.

Os locais impróprios para banho estão na Praia da Ponta d'Areia (apenas um ponto está próprio para banho); toda a extensão da Praia de São Marcos e toda a área da Praia do Calhau.

O estudo aponta ainda que quatro locais estão interditados: na Foz do Rio Calhau, entre as praias de São Marcos e Calhau; na Foz do Rio Claro, entre as praias do Calhau e Olho d'Água; na Foz do Rio Jaguarema, entre as praias do Olho d'Água e do Meio; e na Foz do Rio Olho de Porco, no final da Praia do Araçagi.

Liberadas para banho estão dois pontos da Praia da Ponta d'Areia, além de toda a extensão das praias do Olho d'Água, do Meio e do Araçagi.

Turismo é prejudicado
O movimento nas praias de São Luís não é mais o mesmo desde que muitos pontos foram considerados impróprios para banho. A preocupação não é só de quem costuma frequentar esses locais, mas também de quem depende da qualidade do mar para manter os negócios.
Pedro Moreira Júnior tem uma empresa de turismo e diz estar limitando os serviços oferecidos por causa da poluição nas praias. Ele faz parte de um grupo de empresários que se reuniram para tentar buscar, junto aos órgãos públicos e estaduais, providências para a despoluição da orla.
"O passeio náutico, o lazer de praia, estão ligados totalmente à qualidade do banho, né? As praias têm que estar aptas para banho", cobrou o empresário.
A empresária Ana Carolina Medeiros, que também participa do grupo e preside a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), disse que a situação acaba afastando os turistas.
"O nosso turismo, ele é focado. A nossa cidade, é uma cidade que tem uma diversidade muito grande, então, ela tem cultura, tem um centro histórico muito bonito, mas também tem a praia. A nossa cidade é uma ilha, né? Então, as pessoas, quando buscam a nossa cidade como destino turístico, elas também vir para o Nordeste para tomar um banho de praia e o fato delas estarem impróprias para banho, isso realmente inviabiliza o nosso negócio", concluiu (Fonte: G1 MA - Reportagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!