Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de maio de 2014

No MA, operação combate extração ilegal de madeira em terras indígenas

Em Grajaú, agentes encontraram serraria cheia de madeira em toras.
Empresa não comprovou origem legal, nem inventário do estoque.

A Secretaria do Meio Ambiente do Maranhão fechou serrarias que extraiam madeira ilegalmente de áreas de reserva indígena.

No município de Grajaú, os agentes ambientais encontraram o pátio de uma serraria cheio de madeira em toras. A empresa, segundo os fiscais, não comprovou a origem legal da madeira, nem o inventário do estoque, por isso, foi multada em R$ 50 mil.

Os fiscais medem os estoques das serrarias e cruzam os dados com a contabilidade das empresas. A intenção é rastrear a madeira extraída ilegalmente das terras indígenas.

O Corpo de Bombeiros e uma Tropa de Operações Especiais da Polícia Militar fazem a escolta dos agentes ambientais durante a inspeção nas madeireiras.

Grajaú está localizado no bioma amazônico e está entre os 10 municípios que mais desmatam no país, tendo perdido 18% das florestas. Na primeira semana da operação, os fiscais encontraram estoques irregulares de madeira em cinco serrarias e em 25 movelarias. Todas foram atuadas.

“No nosso caso, a gente faz as penas administrativas, multas, embargos, notificações e tudo é encaminhado para o Ministério Público e para a delegacia e lá, os procedimentos penais entram em andamento”, explica Naiara Valli, superintendente de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente.

Nenhum representante das serrarias lacradas quis comentar a ação dos fiscais do Meio Ambiente do Maranhão (Fonte:Globo Rural).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!