Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cinco pontos da orla de São Luís estão impróprios para banho

Cinco pontos da orla de São Luís continuam interditados, conforme laudos de balneabilidade das praias de São Luís, por causa dos níveis de poluição nas fozes dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco. Os laudos laboratoriais emitidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), correspondem ao período de quatro semanas seguidas, de 30 de setembro a 27 de outubro.

Níveis de poluição nas fozes dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e
 Olho de Porco estão altos. (Foto: Biaman Prado/O Estado)


Os últimos laudos emitidos mostram que as condições de banho nas praias da capital têm melhorado significativamente. Em março do ano passado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulgou laudo informando que todas as praias de São Luís estavam impróprias para banho. Atualmente, somente cinco trechos das fozes de rios estão impróprios.

Entre as principais causas para a poluição nas praias, estão o lixo descartado, a ocupação desordenada no entorno das praias e o lançamento de esgoto. Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), 48% do esgoto de São Luís é coletado, mas apenas 10% dessa quantidade passa por tratamento.
O Rio Pimenta, que passa pelos bairros Turu, Cohaserma, Cohajap e Parque Vitória, está com alto nível de poluição. Na praia do Caolho, onde ele deságua, antes de seu encontro com o mar, forma uma represa natural, que parece uma vala de esgoto. Ao longo do rio, que é intermitente, as águas estão escuras e o mau cheiro é forte em suas margens. O Rio Calhau, que passa pelos bairros Altos do Calhau, Quintas do Calhau e Calhau, desembocando na praia de mesmo nome, está poluído, assoreado e aterrado por resíduos de construção civil. (Fonte: G1 MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!