Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Município de Bom Jardim recebe COMEFC

O Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFC), realizou na ú-ltima sexta-feira (9), uma audiência pública no município de Bom Jardim, (distante 263 km da capital, São Luís). O Ginásio de Esportes Pedrozão recebeu mais de 200 pessoas, entre prefeitos, vereadores, comunidade e lideranças comunitárias.

A anfitriã do evento, prefeita municipal de Bom Jardim, Lidiane Rocha, afirmou que apesar do município não ser percorrido pela ferrovia, sofre direta influência. De acordo com a prefeita, um dos principais prejudicados seriam as comunidades indígenas, que sofrem com doenças respiratórias e dermatológicas, ocasionadas pela poeira do minério de ferro. “Assim como nos outros 22 municípios, a cidade de Bom jardim exige que os danos causados pela VALE S.A sejam ressarcidos, pois nossa população sofre com trepidações, com suas casas rachadas, com doenças. O consórcio não quer migalhas, ele luta para que a empresa enxergue o Maranhão com o merecido e justo respeito, por isso devemos nos unir”, afirmou a prefeita.

Estiveram presentes no evento, o prefeito de Santa Rita, Tim Ribeiro; Atemir Botelho, prefeito de Alto Alegre do Pindaré; o prefeito de Tufilândia, Dr. Neto; João Queiroz, prefeito de Monção e Walber Furtado, prefeito de Pindaré Mirim. Todos prestigiaram a garra da jovem prefeita, que apesar dos problemas enfrentados em seu município, não deixa de congregar com os objetivos do COMEFC.

Para o prefeito Tim Ribeiro, a VALE tenta enganar individualmente os municípios, pois com falsas promessas, diz ajudar as cidades que sofrem influência da ferrovia. “A VALE veio para o Maranhão, mas a condição seria trazer desenvolvimento na qualidade social e ambiental nas cidades por onde ela iria passar. Isso nunca aconteceu. A maior mineradora do mundo passa com suas riquezas pelos municípios mais pobres do Brasil,”, disse o prefeito.

O estado do Pará se beneficia com 88% dos impostos pagos pela VALE, o Maranhão é beneficiado apenas com isolados pequenos projetos e o Vale Festejar. O COMEFC luta por pagamento de compensações que serão destinados aos municípios atingidos pela estrada. Os fundos serão distribuídos nas cidades, que possuem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

No final da audiência pública todos os prefeitos disseram permanecer firmes na luta a favor do Maranhão (Fonte: Nathalia Virginia - Assessora de Imprensa do COMEFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!