Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dia de Combate à Poluição

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) realiza na próxima sexta-feira (16) uma programação no bairro do Angelim em alusão ao Dia de Combate à Poluição, comemorado em 14 de agosto. Como parte do projeto São Luís + Verde, a celebração da data inclui limpeza das margens de uma área de Mata de Galeria de 136.607 m², plantio de mudas e orientação de técnicas para manuseio de vegetação com a participação de alunos da escola UEB Dr. Neto Guterres e moradores do bairro.

As ações buscam a interação entre os cidadãos e a Semmam, gerando novos parceiros na defesa do meio ambiente

Segundo o secretário de meio ambiente, Rodrigo Maia, a data é uma oportunidade para chamar a atenção da sociedade para a problemática da poluição ambiental. “A degradação dos recursos naturais nas grandes cidades, em especial, São Luís, compromete a qualidade de vida da população. Essas ações buscam a interação entre os cidadãos e a Semmam, gerando novos parceiros na defesa do meio ambiente”, declarou o titular da pasta.

Dentre os objetivos da iniciativa, Maia cita orientar e conscientizar os moradores e estudantes da comunidade do Angelim sobre os diversos tipos de poluição e as principais formas de combate. “A ação do dia 16 está focada na poluição do ar e das águas. Por isso, executaremos adensamento vegetacional com mudas nativas e enriquecimento do solo por meio de técnicas de permacultura. Também estaremos recebendo doações voluntárias de material reciclado”, informou.

PREPARAÇÃO

Na quinta-feira (15), dia anterior à realização da ação, a Secretaria de Obras e Serviço Público (Semosp) e a São Luís Engenharia Ambiental (SLEA) vão promover a limpeza mecânica das margens de todo o terreno. “No local, a população descarta resíduos como móveis usados, peças de automóveis e entulhos provenientes da construção civil. As equipes vão orientar os moradores quanto à disposição correta do lixo e aos horários da coleta”, explicou o secretário, completando: “Também serão perfuradas e preparadas as covas para plantio das mudas”.

Ainda na quinta-feira (15), outros parceiros da Semmam na iniciativa vão ministrar palestra para alunos da escola UEB Dr. Neto Guterres como preparação para a realização da ação que contará com a participação da comunidade. Especialistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto de Paisagem Urbana (Impur) vão orientar os estudantes quanto às técnicas de manuseio de vegetação e cuidados com o solo.

SÃO LUÍS + VERDE

O Projeto São Luís + Verde visa qualificar os espaços de interesse ambiental com participação plena da comunidade. Com o objetivo de fortalecer os laços de pertencimento e de responsabilidade mútua com os recursos naturais e o espaço urbano protegido, o projeto pretende ainda promover a educação ambiental aplicada, baseada na ação e na observação de resultados concretos.

SERVIÇO

Ação em alusão ao Dia de Combate à Poluição (Projeto São Luís+ Verde)

Local: Rua da Paz, bairro do Angelim (área de mata localizada no cruzamento da Rua da Paz, com a Rua Santa Maria, próximo à escola UEB Dr. Neto Guterres)

Data: 16 de agosto (sexta-feira)

Horário: A partir de 8h30

PROGRAMAÇÃO

Café da manhã com a participação do Ambientalista Moisés Matias e distribuição e plantio de mudas na área.

Realização de curso prático de técnicas de permacultura com aproveitamento dos resíduos do café da manhã.

Realização plantio de mudas nativas e adubagem

Entrega voluntária de materiais recicláveis e doação às cooperativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!