Secretário Estadual de Meio Ambiente Victor Mendes |
Começou nesta terça (5) o Programa de Reposição Florestal em áreas que tiveram a vegetação devastada em São Luís. O plantio de mudas de espécies nativas começou Estação Ecológica do Sítio do Rangedor, em São Luís.
O lançamento do programa de compensação e reposição florestal da ilha foi feito com o plantio de mudas de bacuri, ipê, cajá e jacarandá. Pelo projeto, 48 mil mudas foram plantadas em uma área de 25 hectares do Sítio do Rangedor. Além de proteger o solo, a intenção é devolver a qualidade ecológica da estação.
Antes do plantio, o solo do sítio passou por um processo de recuperação do solo, em virtude das condições atuais, que comprometem a sobrevivência da mudas, já que a terra tem poucos nutrientes e a taxa de erosão é alta. De acordo com a Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), parte da degradação deve ser recomposta em até 15 anos.
Além das mudas plantadas, o programa também prevê a compensação ambiental em outras áreas, como a a região Itaqui-Bacanga. Lá, quase 290 mil mudas irão ocupar mais de 166 hectares que foram devastados. A reposição deve acontecer nos próximos dois anos. A intenção do plantio é aliar o crescimento econômico do estado junto com uma política de desenvolvimento sustentável (Fonte: SEMA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!