Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Maranhão: SEMA REALIZA VIVA MA SUSTENTÁVEL NA LAGOA DA JANSEN, DIAS 15 E 16/12


Um fim de semana inteiro de atividades e diversão: oficinas de produtos artesanais e de recicláveis, palestras, exposição, apresentações artísticas, exibição de filmes e vídeos, teatro, torneios de futsal, vôlei, basquete, corrida, ‘cãominhada’, corrida infantil, feira de economia solidária, terapias holísticas e muito mais!
O planeta exige uma nova consciência coletiva em prol da qualidade de vida ambiental de todos. Com esse espírito, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - Sema vai realizar o “Viva Maranhão Sustentável: virada do Maranhão pela sustentabilidade”. O evento será na Praça José Chagas (Praça Pano de Barco), Lagoa da Jansen, em frente à Praia da Ponta D’Areia. Serão dois dias de atividades ambientais, culturais e esportivas, com início na manhã do dia 15 de dezembro e encerramento no final da manhã do dia 16 de dezembro.

O objetivo principal do “Viva Maranhão Sustentável: virada do Maranhão pela sustentabilidade” é possibilitar à população e as diversas instituições convidadas a reflexão sobre a necessidade de ações da sociedade civil, dos poderes públicos, das entidades não-governamentais e da iniciativa privada voltadas à sustentabilidade.

O evento possibilitará também a vivência e a troca de saberes sobre práticas e tecnologias adequadas do ponto de vista ambiental, inclusive econômica e socialmente saudáveis, ao mesmo tempo em que contribuirá para o reconhecimento da cultura local e para a ampliação da consciência sustentável e participativa. Para tanto, será realizada uma vasta programação gratuita (composta por de cerca de 40 atividades) que contribui para a reflexão socioambiental de forma divertida, por meio de atividades de esporte, lazer, palestras, oficinas, rodas de conversa, teatro e shows. Entre as atrações musicais destacam-se os shows, no sábado dia 15 de dezembro, da cantora Flávia Bittencourt e da Tribo de Jah, que inclusive, fará o primeiro registro em cd de uma apresentação ‘ao vivo’ da banda que comemora 27 anos de carreira buscando uma reaproximação com o público maranhense.

Durante todo o evento, mensagens difusas, em forma de campanhas e mensagens, serão destinadas ao grande público no intervalo das atividades culturais. Além disso, serão realizadas oficinas que promoverão diálogos sobre consumo consciente, formas de geração de renda a partir de material reciclado e palestras abordando temas ambientais contemporâneos de interesse do grande público. Sempre procurando expressar a diversidade de possibilidades, mensagens e saberes necessários a um grande pacto pela sustentabilidade. Nesse sentido, as atividades esportivas reforçarão a interação saudável, a prática de esportes em lugares públicos e o cuidado para com o primeiro ambiente de um ser humano, que é o próprio corpo.

            A programação cultural também segue a mesma linha. Foi pensada para reforçar a identidade maranhense, promover o resgate histórico e incentivar às múltiplas interações criativas que fortalecem os territórios onde ocorrem, contribuindo para sociedades mais justas, solidárias e sustentáveis.

            Durante o Viva Maranhão Sustentável - uma virada de consciência, todos serão convidados a repensar o futuro, mudar atitudes, valorizar e ressignificar olhares, saberes e sentimentos para a conservação do patrimônio humano, natural e cultural do Maranhão.

 A programação detalha do evento, a ficha de inscrição para as diversas atividades e todas as informações sobre o evento estarão disponíveis, em breve, aqui no site da Sema (www.sema.ma.gov.br).

A Lagoa da Jansen foi escolhida para receber o evento pelas belezas cênica e ambiental e, principalmente pelo fato de sua área ter passado a ser uma Área de Proteção Ambiental de acordo com o Decreto Estadual que classificou o local como Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jansen, publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão, no dia 14 de novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!