Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

São Luís: Inscrições abertas para o curso de Reaproveitamento de alimentos

foto:divulgação

No Brasil, segundo dados do IBGE, 64% de tudo o que é plantado acaba indo para o lixo. Além de ser uma grande perda de dinheiro, o desperdício gera um impacto negativo sobre o meio ambiente. Toda vez que jogamos comida no lixo, estamos descartando também recursos naturais, energia e água utilizadas para produzir, processar, armazenar, guardar, transportar e cozinhar os alimentos. Para promover mudanças nos hábitos, o Mesa Brasil Sesc em parceria com o SESI Cozinha Brasil está com inscrições abertas para a oficina de Reaproveitamento de Alimentos, que acontece nos dias 16 a 19 de outubro, no Restaurante Popular, localizado na Cidade Olímpica. As inscrições são feitas no local.

Com 90 vagas disponíveis, o curso será realizado em duas turmas de 45 alunos cada. A primeira recebe orientação de 8h às 10h30 e a segunda começa das 14h às 16h30. As oficinas têm como objetivo incentivar o aprendizado de técnicas de reaproveitamento alimentar, por meio do ensino de deliciosas receitas com folhas, cascas, talos, sementes, tudo a base de ingredientes ricos em vitamina, ferro, potássio e outros nutrientes que melhoram a qualidade nutricional do cardápio.

Com uma proposta prática e nutritiva, a oficina de Reaproveitamento de Alimentos trabalha temas como higiene na manipulação de alimentos, prevenção de doenças crônicas e receitas alternativas, visando à uma alimentação saudável e sem desperdício.

A atividade é uma parceria entre o Mesa Brasil do Sesc e o Cozinha Brasil do SESI,  ambos integrantes do Programa Fome Zero, e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que tem um trabalho voltado para à comunidade em geral no combate ao desperdício de maneira simples e criativa. “É uma atitude que faz bem não somente ao meio ambiente e ao bolso, mas também à saúde”, afirma Soraya Aguiar, coordenadora do Mesa Brasil Sesc no Maranhão.

A oficina é uma ótima oportunidade de obter conhecimentos necessários para a segurança alimentar, combatendo o desperdício de alimentos. Segundo a nutricionista do Mesa Brasil Sesc, Caroline Ramos, o aproveitamento integral dos alimentos pode ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. “Para adquirir hábitos saudáveis é necessário eliminar alguns preconceitos alimentares. As pessoas não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos e quase sempre descartam as partes com maior teor de nutrientes, como as cascas e folhas”, explica.

Ao final do curso, todos os participantes recebem certificado emitido pelo SESI, além de kits com livros de receitas que ensinam como utilizar integralmente os alimentos. Para mais informações ou dúvidas, entrar em contato com a Caroline ou Soraya, no número 3216-3845 (Fonte: ASCOM SESC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!