Leio Jornalismo Ambiental no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Maranhão: Dia ‘D’ contra as queimadas em Grajaú reúne milhares de pessoas


Ocupando o primeiro lugar no ranking de queimadas entre os municípios maranhenses, e o segundo com o maior número de focos de queimadas no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais  - Inpe, os grajauenses saíram em passeata pelas ruas para protestar contra as queimadas criminosas que atualmente chegaram a mais de 400 focos já registrados, segundo os brigadistas do PrevFogo.

A manifestação na tarde de quarta-feira (5) é parte da Campanha do Ministério Público do Maranhão pelo fim das queimadas e pela preservação da vida. Com o tema “Queimadas: o fogo pega, a vida acaba!”, a Promotoria de Justiça de Grajaú por meio dos promotores da Saúde e do Meio Ambiente, Carlos Róstão Martins Freitas e Rodrigo Vasconcelo Ferro, que convocaram a população de Grajaú para discutir e buscar formas de combater a situação que tem trazido graves problemas, principalmente de saúde. O promotor ressaltou diversas vezes que as queimadas não são um problema isolado, pois influenciam toda uma cadeia de atividades da população. Por isso, a responsabilidade de evitá-las precisa ser assumida por todos. “Estamos só no início dessa campanha, pois, ela será permanente”, afirmou.

O evento contou com a presença dos universitários da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Anhanguera-UNIDERP, escolas da rede municipal e estadual. A mobilização dos adolescentes e jovens grajauenses foi parte das ações da campanha que contou com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Grajaú por meio da Secretaria Municipal de Educação, Eletrobrás Eletronorte, entre outras entidades da sociedade civil.

A caminhada teve início às 15:00 horas na Escola Municipal Caminho do Futuro do Bairro Vilinha, seguindo pela Avenida Edison Lobão (sentido Praça de Alimentação), Rua Duque de Caxias, Rua Humberto de Campos, MA 006. No Bairro Canoeiro, a manifestação percorreu a Rua Humberto de Campos, Rua Felinto dos Santos, Av. Grajaú, Rua José Rodrigues da Costa, encerrando na Praça do Canoeiro com o show do Grupo Samba Ceuma de São Luís do Maranhão.

Houve três paradas organizadas pelo Centro de Estudos Superiores de Grajaú - CESGRA-UEMA, Companhia Fazer Acontecer da artista Kátia Rossana e alunos do Colégio Estadual Professor Dimas Simas Lima e pelos universitários da UFMA.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Grajaú, Secretaria Municipal de Saúde através do SAMU, Brigada Municipal de Incêndio - PrevFogo, 15ª Companhia Independente da Polícia Militar do Maranhão, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, Fermaron – Comunicação Visual, Panificadora Big Pão, Grupo Samba Ceuma, sites Diário do Grajau, Grajau de Fato e Sociedade Civil Organizada.
“A passeata reuniu um número significativo de manifestantes, provando que a população abraçou a campanha e está preocupada com o futuro do município”, afirmou o promotor de Justiça Carlos Róstão.

Aconteceu durante 15 dias que antecedeu o dia ‘D’, manifestação que levou às ruas de Grajaú milhares de pessoas para gritar pelo fim das queimadas no município. Foram várias visitas às universidades, escolas da rede estadual e municipal, com o envolvimento do poder público municipal, entidades de classe e sociedade civil organizada.

A campanha ganhou força com o apoio institucional da Eletrobrás Eletronorte por meio do Assessor de Comunicação da empresa e Coordenador da Campanha Contra Queimadas e Vandalismo do Maranhão, Arthur Quirino da Silva Neto e do Técnico da OMAI João Silva que estiveram em Grajaú durante uma semana realizando palestras sobre queimadas e vandalismos, e divulgando o problema a toda sociedade grajauense através dos meios de comunicação local.

Durante as palestras o promotor de justiça Carlos Róstão convidou os universitários e alunos para abraçarem a Campanha pelo fim das queimadas em Grajaú. As visitas contaram com a colaboração do representante da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, o advogado João Batista Guará, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Público de Grajaú - SINTEEGRA, professor Edivaldo Pereira da Silva, que destacaram a importância do apoio dos universitários nessa luta por dias melhores em Grajaú.

Na manha de 5 de agosto, universitários da UEMA realizaram uma panfletagem na Praça Raimundo Simas, centro da cidade, divulgando e convidado para a caminhada. O evento teve a finalidade também de conscientizar as pessoas para a gravidade do problema que deve ser preocupação de todos (Fonte: Auridenes Matos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!