PRESERVAÇÃO da RESERVA
Na última segunda-feira (20), a Delegacia Especializada em Meio Ambiente, o Grupo Tático Aéreo - GTA, os batalhões de Polícia Ambiental - BPA e o Choque da Polícia Militar deram continuidade às ações de combate ao crime ambiental na área da reserva do Rangedor – uma Área de Preservação Ambiental - APA, no Calhau, Município de São Luís/MA. A operação tinha como objetivo a retirada das pessoas que ocupavam indevidamente a área, a autuação em flagrante por crime ambiental e a destruição de casas que estavam sendo construídas ilegalmente no local. As investigações haviam sido iniciadas na semana passada.
Os ocupantes, segundo a polícia, queimavam pontos da APA. Árvores e plantas totalmente destruídas – um total de 12 hectares –, além de nascentes do Rio Calhau aterradas para construção de moradias. A supressão da vegetação nativa só é permitida mediante autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema/MA, conforme estabelece a Lei Estadual nº 10.431. Ao todo, quarenta pessoas foram encaminhadas à Delegacia do Meio Ambiente e foram liberadas após pagamento de fiança. De acordo com subcomandante Brito Júnior, do Batalhão Polícia Ambiental - BPA, na noite do mesmo dia houve uma nova tentativa de invasão ao local (Fonte: G1/MA).
Geísa Batista
Analista de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!