Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Artesãos do Ceprama participam de arraial da Assembleia Legislativa do Maranhão

 24/06/2024

A arte tem o poder de nos emocionar e nos conectar com a cultura local. No final de semana que antecedeu  o dia de São João, os artesãos maranhenses aproveitaram a oportunidade para mostrar e comercializar produtos únicos durante eventos juninos. Neste contexto, os artesãos do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) participaram do Arraial da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), que começou na noite de quinta-feira (20) e terminou ontem (23).

“Os eventos são excelentes oportunidades para os artesãos maranhenses venderem produtos e terem contato direto com o grande público interessado no artesanato, no processo de criação e na história que cada item carrega”, afirmou a secretaria de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Os artesãos participaram ativamente do Arraial da ALEMA, onde cada expositor teve uma área de atuação específica, com destaque para produtos que fazem referência ao bumba meu boi, artigos ligados ao patrimônio cultural, peças feitas com sementes, fio e fibra, madeira e outros itens diversificados.


A visitante Carla Pinheiro compartilhou que a Barraca do Artesanato é encantadora. “A gente chega aqui e fica encantada com os trabalhos manuais, com a beleza da cultura local, com as cores, a alegria desta estação junina, então, não tem como não se apaixonar. Claro que eu não poderia deixar de levar uma obra de arte dessas artesãs maravilhosas”, afirmou.

Artesã há 34 anos, Lúcia Franco reforçou a importância dos arraiais para as vendas do artesanato local. "É com muita alegria que nós estamos aqui participando mais um ano do Arraial na Alema. É maravilhoso a gente ter mais uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho. Temos o Arraial do Ipem, o Arraial da Assembleia, espaços onde a administração nos procura para que possamos expor nosso trabalho e nós comparecemos, porque é um período muito bom para a gente vender", pontuou.

A secretaria de Estado do Turismo, Socorro Araújo, explicou que o turismo ganha mais força com a participação dos artesãos nos arraiais do Maranhão. “O turismo está aquecido novamente. Este foi mais um grande espaço dedicado à comercialização da produção e artesãos locais. Além de gerar renda para os artesãos do nosso estado, foi mais uma opção de lazer para moradores e turistas", destaca a gestora Socorro Araújo.

“Os turistas e visitantes sempre frequentam os arraiais, eles adoram levar um pouco do nosso trabalho para a terra deles. Para mim, foi muito importante estar em mais esse ponto de venda, porque além da minha renda aumentar, eu tenho a oportunidade de mostrar o meu trabalho, meu artesanato, ter uma visibilidade maior e também reconhecimento. Tive mais uma oportunidade das pessoas levarem o meu trabalho para fora do estado e mostrarem a nossa cultura popular através de lembranças”, completa a artesã Lúcia Franco.


A turista Ketlin Feitosa de Brasília visitou o arraial da ALEMA, aproveitou para levar dois estandartes de Santos Juninos e compartilhou seu encantamento pelas manifestações populares, como o bumba meu boi, assim como pelo artesanato local. “O que mais me encanta no estado são as manifestações populares, como o bumba meu boi. Eu gosto de apreciar o artesanato, fico encantada pois tudo que é feito pela mão do homem, da mulher, com carinho e amor faz diferença. Estou levando 2 estandartes de Santos Juninos. Um trabalho belíssimo. Eles estão de parabéns!”.

Segundo a coordenadora Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Liliane Castro, a participação enriqueceu ainda mais a experiência do público que compareceu ao Arraial da ALEMA.“ A ação social foi magnífica e fortalece o artesanato maranhense. Os artesãos tiveram a oportunidade de trabalhar e obter mais renda durante o período junino”, ressaltou Liliane Castro.

O espaço do Arraial da Assembleia contou com onze barracas de comidas típicas, carrinhos do Programa ‘Mais Renda’ com venda de bebidas, comidas e doces típicos, parquinho infantil, área especial para idosos e pessoas com deficiência e interpretação em Libras. A programação incluiu grupos de bumba meu boi, cacuriá, quadrilha e dança portuguesa.

Texto: Geísa Batista

Fonte: https://turismo.ma.gov.br/noticias/artesanato-do-ceprama-participa-de-arraial-da-assembleia-legislativa-do-maranhao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!