Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de julho de 2025

Redescobrindo o Maranhão: Férias em família às margens do rio Munim

Férias com pés no rio e coração leve


Após um ano de intenso trabalho na área de comunicação e turismo, tirei alguns dias para descansar, e reencontrar o que realmente importa: o tempo de qualidade com minha filha e minha família. Como jornalista especializada em turismo há mais de seis anos, acredito que vivenciar os destinos também é uma forma de entender o que eles oferecem de mais genuíno. Foi com esse olhar que cheguei à comunidade de Mouros, no município de Morros, uma das cidades que compõem a charmosa e rica região do Munim, no Maranhão.


A região do Munim é formada por oito municípios: Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Presidente Vargas, Rosário e Santa Rita. Todas essas cidades são banhadas, direta ou indiretamente, pelo rio Munim, uma das riquezas naturais mais importantes da região, que serve não só como fonte de vida e subsistência para as comunidades locais, mas também como cenário para momentos de paz, lazer e contemplação.


Durante minha visita, pude mergulhar no rio, sentir a água fresca correndo entre os pés, escutar o canto dos pássaros ao entardecer e observar o ritmo calmo da natureza ao redor. Experiências simples, mas que recarregam. Em tempos tão acelerados, ter o privilégio de desacelerar junto à minha filha foi mais que um descanso: foi um reencontro comigo mesma, com as minhas raízes e com a essência do que é viver o turismo de forma afetiva e sustentável.


“A gente só consegue mostrar a importância de um destino turístico quando o vivencia com verdade. E foi isso que fiz nesses dias: experimentei, contemplei e me permiti apenas estar. Estar com minha filha, com a natureza, com o tempo desacelerado”, compartilho, como jornalista e também como mãe.


Morros, com suas paisagens serenas e o encantador rio Munim, nos lembra que o turismo não precisa ser agitado para ser memorável. Às vezes, ele só precisa ser vivido, de corpo presente e alma leve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!