Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Escoteiros exploram o Centro Histórico de São Luís com a Setur-MA

No último sábado (5), os grupos escoteiros 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto (Gecon) e 5º Grupo Escoteiro do Ar Domingos da Silva Borges participaram de um passeio turístico educativo pelo Centro Histórico de São Luís, em comemoração ao Dia do Lobinho (4 de Outubro), organizado pela Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur-MA). Acompanhados pela guia Carolina Utta, os jovens lobinhos mergulharam na história e cultura da cidade, visitando pontos como o Mirante da Cidade, Praça João Lisboa, Igreja do Carmo e o Palácio dos Leões.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância de ações como esta para o fortalecimento do turismo educacional no Maranhão. “Iniciativas como o tour para os escoteiros são fundamentais não apenas para fomentar o turismo, mas também para educar nossas crianças e jovens sobre a riqueza cultural e histórica da nossa cidade. É por meio dessas vivências que eles se tornam multiplicadores do conhecimento e preservação do nosso patrimônio”, afirmou a secretária.

Para Lécio Serra da Silva, ex-escoteiro e pai de Miguel, uma criança autista que também integra o grupo, o passeio foi uma oportunidade única para entender melhor o passado da cidade. “Os prédios que antes eram apenas estruturas físicas agora se tornaram parte de um conhecimento maior, de nossa própria essência”, reflete. Ele destacou a importância de experiências como essa para o desenvolvimento das crianças, afirmando que o escotismo foi um marco em sua vida e agora está contribuindo de forma positiva para o crescimento de seu filho.

Tolentina Galvão, conhecida no grupo como Chefe Tol, compartilhou sua satisfação ao observar o entusiasmo dos jovens durante o passeio. “O interesse e o questionamento deles mostraram o quanto estavam envolvidos”, conta. Ela destacou a didática da guia turística, que conseguiu manter o foco e a curiosidade de todos, criando uma experiência enriquecedora tanto para as crianças quanto para os adultos.

A Chefe Tol explicou ainda que o lobinho é uma categoria do movimento escoteiro para crianças entre 6,5 e 10 anos. “Os lobinhos participam de atividades ao ar livre, jogos, projetos comunitários e aprendem valores como responsabilidade, solidariedade e respeito à natureza”, explicou.

A guia de turismo da Setur-MA, Carolina Utta, classificou a experiência como encantadora: “Observar o olhar e a curiosidade dos pequenos sobre a história da nossa cidade foi incrível. As perguntas e as carinhas de surpresa, especialmente no Palácio dos Leões, tornaram a experiência única”. Ela ressaltou o comprometimento das crianças em seguir as orientações durante a visita.

Carol, mãe do lobinho Benjamim Serra, celebrou a iniciativa dos chefes em promover o passeio. Para ela foi uma oportunidade para os lobinhos conhecerem pontos turísticos que, até então, não haviam visitado. “É gratificante ver nossos filhos fora das telas, ao ar livre, aprendendo sobre a nossa cidade”, comenta.

O próprio Benjamim, de apenas 9 anos, também compartilhou sua empolgação. “Gostei muito de visitar o Palácio dos Leões. Aprendi sobre como era a casa e as especiarias feitas lá”, disse o lobinho, refletindo o impacto do passeio na sua compreensão da história local.

Elton Pacheco, responsável pelo 5º Grupo Escoteiro do Ar Domingos da Silva Borges, ressaltou a importância da atividade para que as crianças pudessem conhecer a fundo a cidade onde moram. “Esse tipo de atividade não acontece todos os dias e é fundamental para ampliar o conhecimento cultural e histórico dos nossos meninos”, afirmou.

O passeio turístico (city tour) promovido pela Setur-MA propiciou um encontro entre aprendizado e diversão, deixando marcas importantes na memória dos pequenos participantes.

Texto: Geísa Batista 

Fonte: https://turismo.ma.gov.br/noticias/escoteiros-exploram-o-centro-historico-de-sao-luis-com-a-setur-ma















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!