Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

GOVERNO ENTREGA KITS SANITÁRIOS, BANHEIROS E NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO PARA SÃO JOÃO DO SÓTER



São João do Sóter, cidade a cerca de 420km da capital, localizada no leste do estado, é mais uma das cidades maranhenses com menor IDH a receber obras da Caema. Os benefícios, fazem parte das ações propostas pelo Plano Mais IDH – criado pelo Governo do Maranhão, para mudar a realidade nos trinta municípios mais pobres do estado.  

A entrega solene dos benefícios concedidos à população, ocorreu no início desta semana, mais especificamente no último domingo (24). Entre outras obras concluídas a Caema entregou a beneficiados do programa Kits Sanitários, 50 banheiros de uso exclusivos e o novo Sistema de Abastecimento de Água para abastecer as famílias na sede do município. 
 


As entregas contaram ainda com a presença ilustre do Vice-Governador do estado Carlos Brandão, na ocasião representado o Governador Flávio Dino. Participaram também da solenidade de entrega, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - Caema, Carlos Rogério Araújo, o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, André dos Santos Paula, entre outros membros da diretoria da Companhia.

Der acordo com o presidente da Caema, as obras em São João do Sóter, foram iniciadas em agosto do ano passado, com a finalidade de um abastecimento a contento para os moradores, tanto na sede quanto cercanias da zona urbana. Foram feitas ainda uma série de tratativa e ajustes entre a companhia e poder municipal, para que se pudesse realizar intervenções de implantação de redes de distribuição (redes tronco e finas), para que se alcançasse o objetivo de levar água até as torneiras de quem não tinha.  

“Com este trabalho nós trouxemos a esta população um novo patamar no abastecimento. As melhorias implantadas pela Caema aqui, melhoram não só a luta diária da população no acesso e uso da água, mas também, a qualidade de vida da população que passar a ter água de qualidade, tratada, eliminando riscos de doença e diminuindo custos em hospitais e postos de saúde, com uso da medicina curativa”, apontou o presidente.

O trabalho em São João do Sóter concentrou-se na implantação de 2km de adutoras e expansão e recuperação de aproximadamente 8km de rede de distribuição, com extensão total de 6.473km com diâmetro DN-50, substituindo redes finas que variavam o diâmetro entre 25mm e 30mm. A partir disso, também foram executadas quase duas mil novas ligações domiciliares, ou seja, duas mil casas a mais interligadas a nova rede, mais moradores recebendo água e dignidade.

“Todos os investimentos feitos aqui pelo Governo do Estado, por intermédio da Caema, representam recursos da ordem de R$ 1.2 milhões. E abastecimento de água tratada para 8.000 pessoas, com reflexo direto em áreas do comércio, serviços públicos e toda infraestrutura da cidade. Mais que um investimento, é uma verdadeira mudança na vida das pessoas e no dia-a-dia do município”, relatou o diretor André dos Santos Paula.

Kits SanitáriosEntre as entregas, o destaque vai também para 50 unidades de banheiros de uso exclusivos, estruturados com caixa d’agua, chuveiro, vaso sanitário, pia, cerâmica, fossa séptica, sumidouros, lavanderia e tanque. Os banheiros são construídos pelo Caema, em um tamanho padrão de cerca de 8m² para contemplar todos os espaços.

Em São João do Sóter as 50 famílias beneficiadas pelo programa, completaram a primeira fase do projeto no município, perfazendo um investimento de R$ 425.000. A cidade, assim como as outras, 29 que integram o Mais IDH, receberão um total de 200 kits sanitários, divididos em quatro lotes de 50 unidades.  

Além da construção e entrega dos kit’s, a companhia tem realizado paralelamente um grande trabalho social de acompanhamento destas famílias beneficiadas. Antes mesmo da entrega a equipe da Coordenação Socioambiental/Caema, esteve na cidade de São João do Sóter para realizar acompanhamento social dos beneficiários do Projeto Kits Sanitários, componente do Plano Mais IDH, com objetivo de sensibilizar as famílias sobre o uso e conservação dos mesmos, estimulando a utilização adequada, assim como atitudes saudáveis em relação ao meio ambiente e a vida. A equipe também ministrou capacitação para os agentes comunitários de saúde, com o intento de fazê-los multiplicadores das informações em educação sanitária no município.(Fonte: ASCOM Caema) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!