Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sábado, 26 de maio de 2018

I FÓRUM MUNICIPAL LIXO ZERO É REALIZADO EM SÃO LUÍS

Prefeitura de São Luís promove I Fórum Municipal Lixo Zero





A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com o Instituto Maranhão Sustentável e o Instituto Lixo Zero Brasil, realizam o I Fórum Municipal Lixo Zero São Luís. Objetivo do evento é discutir ações que fortaleçam e incentivem práticas sustentáveis na capital, diminuindo a geração de resíduos sólidos. O evento ocorre na terça-feira, dia 29, das 8h às 18h, no Casarão Tech Renato Archer, na Praia Grande, e faz parte das ações em alusão à Semana do Meio Ambiente desenvolvidas pelo órgão.
O Comitê Gestor de Limpeza Urbana, na qualidade de Órgão Gestor dos serviços de limpeza da Prefeitura de São Luís, empreende esforços em trabalho e ações que visam o fortalecimento da consciência ambiental e das mudanças de atitudes no que tange ao manejo dos resíduos sólidos, em São Luís. Além dos esforços operacionais, ocorrem também aqueles voltados para as mudanças sociais. É com este objetivo que o órgão realiza o I Fórum Municipal Lixo Zero.
Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o evento possui o objetivo agregar pessoas, projetos e organizações que são exemplo, possuem influência e trabalhos realizados na área de gestão e manejo de resíduos sólidos. “Por meio do Fórum queremos planejar e propagar ideias e ações que promovam a educação e conscientização ambiental, a redução e o reuso de materiais, a reciclagem, a compostagem e agricultura urbana, o desenvolvimento local sustentável e tendências que fortaleçam um novo modelo de convivência, mais justo e solidário”, destaca.
O evento será positivo e contará em sua programação com a apresentação de boas práticas que incentivem a sustentabilidade. Os painelistas convidados irão apresentar o que têm feito em sua vida, comunidade, empresa ou instituição, seguindo o conceito Lixo Zero. Entre os convidados está o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.
APRESENTAÇÃO DOS ECOPONTOS
As políticas desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís serão apresentadas durante o painel “Painel desenvolvimento local e políticas públicas” que destacará os dois anos de implantação dos Ecopontos.
Iniciada em maio de 2016, a política dos Ecopontos chega a dois anos com resultados positivos na gestão de resíduos sólidos em São Luís. Desde a inauguração do Ecoponto Parque Amazonas, em 24 de maio de 2016, mais de 14 mil toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas 10 nos equipamentos já em funcionamento na capital. Com isso, combate-se o descarte irregular em vias públicas, melhora-se a saúde pública e o paisagismo urbano, preserva-se o meio ambiente e ainda permite a geração de emprego e renda para cooperativas de catadores.
Os Ecopontos são equipamentos da Prefeitura de São Luís que funcionam como pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis e pequenos volumes de resíduos não coletados pelo serviço de coleta domiciliar, tais como móveis velhos, resíduos de construção civil, eletroeletrônicos, resíduos de madeira e poda. Estes equipamentos estão de acordo com o estabelecido na Lei Federal 12.305/10 que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
 Estes equipamentos possuem o intuito de promover a educação ambiental, a melhoria da qualidade do ar, da água e do solo, o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda para as cooperativas de catadores de São Luís por meio da recuperação de materiais, impedindo que estes sejam dispostos em locais irregulares no Município ou sigam diretamente para o aterro sanitário.
CONCEITO LIXO ZERO
O objetivo do Instituto Lixo Zero Brasil é difundir o conceito Lixo Zero pelo Brasil e o Fórum é uma ferramenta para mostrar à sociedade grandes exemplos de que essa mudança é possível. Pessoas, empresas, instituições que mudaram seu comportamento em relação aos resíduos, assumiram uma responsabilidade frente a este problema ao qual todo o mundo passa.
 Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais residuais são projetados permitindo seu uso no pós-consumo. “Lixo Zero significa projeto de produto e gerenciamento de processos para evitar e eliminar sistematicamente o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais, conservar e recuperar todos os recursos e não aterrar ou incinerá-los. Ao implementar o Lixo Zero, todos os descartes para a terra, água e ar são evitados, o que são uma ameaça à saúde do planeta e dos seres vivos, informa Carolina Moraes Estrela.

PROGRAMAÇÃO:
- Abertura
Canto para Terra - Professora e Pesquisadora Graça Soares
- Painel tendências Lixo Zero 
Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil - Rodrigo Sabatini
- Painel desenvolvimento local e políticas públicas
Ecopontos - Presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana - Carolina Moraes Estrela
Práticas sustentáveis - Presidente do Instituto Maranhão Sustentável - Luzenice Macedo
- Painel Educação e Conscientização Ambiental
Experiência da Assessoria de Gestão Ambiental da UEMA (AGA) 
Projeto Convida: Educação Ambiental na Escola - Profª. Avanni Dominici
- Painel Redução e Reuso
Piquenique Lixo Zero
Pesquisas aplicadas para a reutilização de materiais - Professora e Pesquisadora Graça Soares
- Painel Reciclagem
Itália Lixo Zero: utilização de tecnologia para a gestão de resíduos - Eng. Civil Me. Francesco Cerrato
Reciclagem no Maranhão - Designer e Reciclador Sidney Collins
- Painel Compostagem e Agricultura Urbana
Experiência do Sítio Panakuí - Ecologista e Coordenador do Fórum Centro Histórico Sustentável/Convento das Mercês Moisés Matias
Agronomia aplicada à agricultura urbana - Prof. Dr. Hamilton Almeida
- O Fórum e suas perspectivas em São Luís



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!