Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de março de 2018

Grupo de Caminhadas Brasília inaugura, no dia 24 de março, os CAMINHOS DA FLONA Na Floresta Nacional de Brasília


HISTÓRICO

O Grupo de Caminhadas Brasília - GCB é um espaço aberto de praticantes de caminhadas que se organiza de forma voluntária e colaborativa. Caminhamos para contemplar o cerrado e promover o cuidado com a natureza. São todos bem-vindos. Há um bom tempo o Grupo acalenta a ideia de sinalizar trilhas e com isso recuperar caminhos históricos e conectar Unidades de Conservação (UC’s), entre serras, campos e rios, para criar um mosaico de percursos de caminhadas e preservação.
Em maio de 2017, o GCB foi convidado pelo ICMBIO para pensar um complexo de trilhas dentro da Floresta Nacional de Brasília - FLONA. Desde então, o GCB estudou mapas e o Plano de Manejo da Unidade, fez desenhos, participou de treinamentos e reuniões com o ICMBIO e apresentou o Projeto dos Caminhos da Flona. Com o plano dos percursos e da sinalização, em mãos, e o envolvimento de muitos amigos, o Grupo foi a campo para sinalizar as trilhas com placas e totens. Tudo organizado de forma colaborativa, com o acompanhamento do ICMBIO.
Registramos 89 dias de trabalho na construção das trilhas, em reuniões e cursos. Foram mais de 4.500 horas de trabalho voluntário. O Projeto contou com a colaboração de 113 pessoas. As doações de caráter voluntário somaram R$ 2.651,00 para a aquisição de tintas, pincéis, verniz, gasolina, e outros itens, além da compra do perfurador de solo do GCB para este e outros projetos

PARÂMETROS
A experiência tem demonstrado que são convergentes e harmônicos os objetivos de conservação e de visitação pública. Sistematizar (disciplinar) o uso público nas UC’s democratiza o acesso, proporciona conhecimento, garante maior capacidade de controles, orienta a conduta consciente e reduz o impacto ambiental.
A Flona de Brasília integra a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Descoberto e foi criada em 10 de junho de 1999 com os objetivos de promover: “o uso sustentável dos recursos naturais renováveis, a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade do Cerrado, a recuperação de áreas degradadas, a educação florestal e ambiental, a manutenção de amostras de fragmento do ecossistema e o apoio ao desenvolvimento sustentável”.
Os Caminhos da Flona ficam na Gleba 1 da Flona, ao lado de Taguatinga, com área de 3.353 ha, onde estão as nascentes do Ribeirão das Pedras, importante formador do Rio Descoberto, principal fonte de abastecimento de água do DF. Posição que dá relevância ao desafio de conservação da UC e ao esforço de estruturação das trilhas dos Caminhos da Flona, com os objetivos de proporcionar espaços de lazer e ao mesmo tempo de sensibilização e educação ambiental.
Na concepção dos Caminhos, o GCB partiu de parâmetros simples, porém fundamentais: percorrer diferentes fitofisionomias, passar por pontos de atratividade paisagística, seguir por pequenas trilhas, adotar um desenho integrado com diferentes distâncias, e evitar solos frágeis, áreas de vegetação sensíveis e nascentes.
Sinalização - Foi seguido o Guia Prático de Sinalização de Trilhas (Pedro Menezes) com cores distintas para a identificação de cada percurso, utilizando o Pé de Folha, símbolo do GCB, como “seta direcional”. Foram instalados mais de 90 totens e placas informativas com detalhes sobre o caminho: nomes das trilhas, distâncias e atrativos.

OS QUATRO CAMINHOS serão inaugurados dia 24 de março
Desenhar, construir e sinalizar um conjunto de caminhos com trajetos de diferentes características e objetivos. Percursos circulares, partindo do mesmo ponto e com o mesmo trecho final. O Mapa dos Caminhos da Flona ilustra os 4 percursos assim denominados:
TRILHA JATOBÁ - Percurso com 6km para a vivências de baixo esforço e ideal para atividades de educação ambiental.
TRILHA PEQUI - Percurso intermediário de 12km com diferentes fitofisionomias do cerrado e trechos de vegetação exótica.

TRILHA BURITI - Percurso mais exigente, com 18km, também bastante diversificado quanto às suas características.
TRILHA SUCUPIRA - Circuito de 36km para dois dias de caminhada e a oportunidade de conhecer toda a Unidade. Diferentes paisagens e fitofisionomias, locais para banho e altimetria que pede esforço razoável.

EXERCITE SUA SENSIBILIDADE
A ideia do caminhar é seguir atento ao caminho e consciente do próprio processo. Preserve o silêncio e aproveite para acalmar nossa mente agitada. Relaxe. Evite instrumentos sonoros.
Siga os Caminhos da Flona, aproveite o clima ameno, contemple as diferentes paisagens, o horizonte, o canto dos pássaros e o habitat de muitos outros moradores. Desfrute da tranquilidade e da sensação de harmonia com a natureza. Sintonize a frequência do lugar. Focalize sua consciência na respiração. Inspire e expire de forma profunda e tranquila. Observe as texturas, as cores e outros detalhes do ambiente, sinta o sol e a brisa.  Acompanhe os seus passos e movimentos.

Contatos para ENTREVISTAS:
Geraldo Pereira, Chefe da Flona:
(61) 9.9814.7444

João Carlos Machado, Grupo de Caminhadas Brasília:
(61) 9.9995.5455


Fotos:




Equipe de colaboradores do GCB - Contamos com a contribuição de muitos amigos. Seja nas atividades de construção das trilhas, seja em algum apoio logístico ou nas doações para aquisição de material: Alberto Magno, Alexandre Furlani, Amy Vasconcelos, Antônio Veras, Débora Machado, Ana Paula Faure, Anamaria, Carla Sanches, Carolina, Cássia Sanches, Cláudia Ribeiro, Claudia Rocha, Coleci dos Santos, Dagmeire, Damião Azevedo, Daniel Concatto, Daniela, Eduardo Guimarães, Ediberto, Elane Pires, Eliane Solon, Eliomar Socorro, Elizabete Gazola, Eugênia Souza, Fabi Duarte, Flávia Oliveira, Flávio Martins, Fran Barbosa, Genaide, Geraldo Pereira, Geraldo Tozetti, Gigy, Haley Sanches, Hebert, Helena Ditroya, Humberto Coelho, Humberto Lopes, Isa Patrão, Isa Salmito, Javier (Javi), Jhéssica Cardoso, Jarbas Barbosa, Joana Lobo, João Carlos, Jorge Sales, Karlla Magalhães, Kleber Rocha, Laura Macedo, Lcaso, Lia Costa, Luciana Santos, Luciane Carvalho, Luciene, Lucimar, Luiz Carlos, Luiza, Luiz Humberto Guido, Márcia Penido, Márcio Chapola, Maria Célia, Maria das Graças, Maria das Neves, Maria de Fátima, Maria de Lourdes, Maria Débora, Maria Divina, Maria Emília, Mariana Esser, Maria Serafin, Mariela Maruga, Marilene Ribeiro, Marina, Marta, Mauro Patrão, Mayara, Michele Victor, Miriam Torres, Moacir Pedroso, Nora Ney, Nésia Araújo, Otamir, Paula Dinis, Paulo Faria, Pedro Menezes, Rachel Furtado, Raphael Lapa, Reinaldo Azevedo, Ricardo Menezes, Robert Prazeres, Roberto Amaral, Robson Majus, Robson Silva, Rogério, Rosane Marques, Rosângela Sandra, Rossana Torres, Sandra Dias, Sandra Palmeira, Sandro Sidney, Selma Souto, Solange Brito, Suely Santos, Silene Lozzi, Sirlene Bendazzoli, Sônia Chiabai, Tatiana Guedes, Teka Guimarães, Thales Palmeira, Thalita Palmeira, Thiago Beraldo, Toninho, Wanderson, Wendel Ferreira, Zuca.
Agradecimento - O GCB agradece a colaboração do grupo de pedal “Jhá do Cerrado”, do “Grupo Escoteiro Taguatinga”, do “Grupo Aventureiros Solidários” e a confiança do ICMBio e da Flona, especialmente os amigos Pedro da Cunha E Menezes e Geraldo Pereira.
Bem vind@s, Boa trilha, Bom caminho!
GRUPO DE CAMINHADAS BRASÍLIA




Informações à imprensa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!