Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Fiscalização de agrotóxicos será intensificada no sul do Maranhão

AGED orienta os produtores na hora de comprar os produtos. (Crédito foto: G1 MA)
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) vai intensificar a fiscalização da venda, armazenamento e aplicação de agrotóxicos no sul do Maranhão para evitar a venda e o transporte de produtos não autorizados.

Por lei, só podem ser comercializados agrotóxicos que tenham registro na AGED e receitas expedidas por um agrônomo. Produtos que não cumprem os requisitos do Ministério da Agricultura possuem altas doses de veneno e podem ser nocivos ao meio ambiente e saúde do consumidor.

Nas plantações de soja, na região de Balsas (MA), no sul do estado, por exemplo, em média são feitas cinco aplicações de agrotóxicos durante a safra para combater pragas. Na semana passada foram apreendidos quatro mil litros de agrotóxicos na cidade. A carga, avaliada em 300 mil reais, tinha irregularidades de destino e valor.

Além de reforçar a fiscalização a AGED orienta os produtores na hora de comprar os produtos. “O produtor deve prestar atenção se a revenda é registrada na AGED. Na hora da fiscalização da utilização e aplicação, a AGED vai ver se realmente os produtos estão com a receita agronômica. Caso não esteja, será aberto um processo administrativo e pode gerar advertência e multa”, alerta Eugênio Pires, fiscal da AGED. (Fonte:G1 MA , com informações da TV Mirante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!