Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Praias de São Luís estão próprias para banho

Dados do último laudo técnico divulgado no dia 29 do mês de outubro, elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), mostram que as praias da Ponta da Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’água, Praia do Meio e Araçagy se encontram próprias para banho.

Segundo informações do laudo, as foz dos rios Calhau, Pimenta, Rio Claro, Rio Jaguarema e Olho de Porco ainda permanecem interditadas. Os dados são referentes à ação de monitoramento realizada no período de 28/09/2014 a 26/10/2014, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.

De acordo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), as condições de balneabilidade das praias de parte da região metropolitana de São Luís, são resultantes dos laudos laboratoriais emitidos pela Secretaria de Estado de Saúde – SES, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN/MA, de acordo com o Termo de Cooperação Técnica celebrado entre os referidos órgãos.

Para a avaliação da qualidade da água utilizou-se indicador microbiológico (Escherichia Coli), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré baixa e na isóbata de 1m. Para isso, utilizou-se o método de substrato cromogênico definido.

O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/100 mL (NMP - Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas IMPRÓPRIAS, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E.coli/100 mL (NMP). (Fonte: Mirante-  INFORMAÇÕES DA SEMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!