Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Falta de chuva deixa reservatórios de São Luís com nível de água baixo

A constante falta de água nas principais cidades do Maranhão e também na capital, tem gerado muita preocupação não só nas comunidades que dependem dela, mais também na equipe de engenheiros que trabalham para a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). E para que a situação não chegue ao extremo está sendo estudado um projeto que visa preservar os rios que cortam o estado, em especial o Rio Itapecuru, responsável pelo o abastecimento de 50% de São Luís.

De acordo com o engenheiro civil José Fernandes, a idéia é criar ações que possam viabilizar uma melhora no abastecimento de água, e conseqüentemente uma diminuição no tempo de racionamento do citado líquido, e dessa maneira restabelecer as áreas afetadas pela falta de água. “Primeiro nós devemos fazer um projeto, um programa aliado com o pessoal da área de recursos hídricos, da área ambiental para restabelecimento dessas áreas”, explica.

O presidente da Caema, João Moreira Lima, reconhece que ações precisam ser adotadas. Algumas, ele afirma que já estão em andamento no intuito de resolver o problema. “Estamos perfurando os poços. São 56 poços em toda a Ilha de São Luís nos bairros aonde não são atendidos pelos grandes sistemas e também já concluímos a obra de recuperação do Sistema Sacavém”, ressalta.

Apesar das dificuldades do período da estiagem, São Luís, ainda, não está dependendo apenas de um sistema para garantir o abastecimento da cidade. Se a capital maranhense dependesse, exclusivamente, da Barragem do Batatã estaria vivendo atualmente um problema sério de desabastecimento de água.

Por meio do Rio Itapecuru, segundo a Caema, o sistema de abastecimento de água da capital vai melhorar depois da substituição da adutora do Campo de Perizes (Fonte: TV Mirante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!