Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Deputado cobra informações do governo sobre balneabilidade nas praias

Rubens Jr. cobra informações do governo sobre índice de balneabilidade das praias
“Afinal de contas, podemos ou não podemos tomar banho nas praias?”, perguntou o deputado Rubens Jr nesta manhã ao governo do estado. O assuntou voltou à discussão quando o líder da oposição destacou que, em menos de um ano, o índice de balneabilidade das praias sofreu grandes variações segundo as informações divulgadas nos laudos técnicos emitidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O índice de balneabilidade avalia a qualidade dos corpos d’água presentes em praias litorâneas, é ele quem atesta se as águas das praias estão ou não próprias para o banho. “O lazer mais democrático do nosso estado está inacessível. As pessoas não podem tomar banho tranquilas porque não sabem se a água está limpa ou suja”, afirmou o deputado Rubens Jr.

Um dos motivos que levanta dúvidas sobre a qualidade da água são as precárias estações de tratamento de água e esgoto que não conseguem tratar nem 10% de todo o esgoto produzido pelos moradores de São Luís. “A estação do Jaracati processa apenas 50% de sua capacidade e a o Aterro do Bacanga apenas 10%. As estações existentes não conseguem atender a demanda de esgoto e não funcionam em sua plenitude”, ressaltou o deputado Bira do Pindaré.

Além do tratamento inadequado responsável por deixar a população sujeita à doenças, as praias poluídas impedem que atividades ligadas ao lazer e ao comércio se desenvolvam na orla litorânea. “Além do lazer, o turismo, a geração de emprego e o comércio sofrem com as consequências desse grave problema. Como é que atrairemos turistas e como o estado poderá se desenvolver com apenas um ponto da orla apropriado para banho?”, questionou a deputada Eliziane Gama.

É para banhar ou não? - Em julho do ano passado de todos os 26 pontos analisados pelo laboratório de análises ambientais, apenas a Praia de Panaquatira estava liberada para os banhistas. Três meses depois, no mesmo período em que o secretário Ricardo Murad levou suas netas para tomar banho no mar, um novo laudo da secretaria atestou que dos 12 pontos analisados, 11 estavam próprios para o banho. Segundo o relatório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em outubro do ano passado, a população poderia tomar banho à vontade, assim como fez o secretário de saúde naquele mesmo mês.

Depois de dois meses, em dezembro de 2012, o laudo mensal comprovou novamente que todos os 12 pontos analisados estavam apropriados para o banho. O questionamento é: por que se as praias estavam despoluídas em dezembro, o governo, neste mesmo mês, assinou convênio de R$ 30 milhões com o Ministério do Turismo para despoluir as praias? O que justifica assinar um convênio para despoluir as praias se todas já estavam próprias para o banho, segundo os dados da secretaria?

O último laudo de balneabilidade,referente aos meses de fevereiro e março deste ano, atestam que as praias estão novamente impróprias para o banho. Segundo o relatório, apenas a praia do Araçagy está em condições de ser utilizada para o lazer e diversão (Fonte:Assessoria Gabinete Deputado Rubens Pereira Jr.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!