Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

domingo, 12 de outubro de 2014

Habitantes de São Luís geram por ano quase 4kg de lixo eletrônico

O lixo eletrônico pode se transformar em um grande perigo à saúde humana, principalmente, quando ele é depositado em locais que não são preparados para este tipo de resíduo. Tudo isso porque os aparelhos eletroeletrônicos contêm altas concentrações de metais pesados, que podem contaminar o homem tanto durante quanto após a fabricação.

De acordo com o médico Isaac Luz a contaminação pode ser profissional no manuseio frequente dos equipamentos e também ambiental, quando o contato acontece de maneira esporádica, e de acordo com a frequência os danos podem variar desde uma dermatite até um câncer. “O efeito dos metais pesados no organismo humano ele é cumulativo. Então, as pessoas que têm um único contato elas tendem a ter manifestações mais leves, mas isto não quer dizer que aconteça. As manifestações variam desde uma dermatite, uma alergia, e até a um câncer”.

Segundo o sanitarista Lúcio Macedo, o descaso dos consumidores afeta o meio ambiente e, como se trata de um ciclo, também a saúde pública. “De 3,7 kg por cada um os habitantes desta cidade, que é gerado em termo de lixo eletroeletrônico por ano. Isso fazendo uma conta rápida dá em torno, aproximadamente, 30 mil toneladas. Isso faz com que o risco de ter chumbo, cromo, zinco, que são metais pesados, inclusive, o mercúrio proceda um problema de contaminação nos nossos rios e, principalmente, das pessoas que vivem da catação, os chamados “catadores”, gerando uma problemática sanitária ambiental extremamente preocupante”.

Sobre a situação do lixo eletrônico que é despejado de forma irregular, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que está em processo de revisão do plano municipal de resíduos sólidos, que contempla o descarte do lixo eletrônico.
Assista a matéria completa. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!