Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Campus da Uema em Caxias inicia estudo sobre as plantas briófitas


Foto: Divulgação - Briófitas em estudo na Uema
O Laboratório de Biologia Vegetal (Labive) do Centro de Estudos Superiores de Caxias (Cesc), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), iniciou um estudo sobre as briófitas, plantas não vasculares (sem vasos condutores) que incluem musgos, hepáticas e antoceros. São mais de 20.000 espécies de briófitas, plantas pequenas que crescem habitualmente sobre o solo, troncos de árvores e rochas de ambientes úmidos.

Estudos dessas espécies no Maranhão ainda são muito escassos. Nesse caso, o estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O edital de apoio às Coleções Briológicas e Arqueológicas (Cbioma) tem contribuído na intensificação das coletas deste grupo vegetal, assim como para a organização e estruturação da primeira coleção de briófitas para o Estado do Maranhão e Meio Norte do Brasil (Piauí/Maranhão). O projeto da coleção está sendo coordenado pelo professor Gonçalo Mendes da Conceição, do Cesc.

Entre as atividades desenvolvidas, encontram-se coletas de espécimes de briófitas, análise do material, herborização (coletar planta para estudo), classificação quanto a substrato, seleção e envio de duplicatas a briólogos para confirmação e/ou identificação das taxas. Além disso, estão sendo confeccionadas caixas e envelopes padronizados para a guarda dos espécimes.

As atividades relacionadas que potencializam a formação da coleção fazem parte do Projeto Coleção Botânica do Laboratório de Biologia Vegetal, Estruturação Organização e Implementação do Acervo da Fitodiversidade do Cerrado Maranhense (Fitocema).

Todas as atividades desenvolvidas para a consolidação da Cbioma estão a cargo dos bolsistas Maycon Adams Bonfim, Ingrid Soares, Dailma Lima Medeiros, Jadson Cardoso Lima, Werton Nobre Silva, Daniele Souza dos Santos e Maria da Conceição Abreu.

Até agora, a coleção botânica do Cesc conta com 1.134 espécimes (modelos) de briófitas, distribuídas em 22 famílias, 43 gêneros e mais de 80 espécies.

Os números dessa coleção são bastante expressivos e importantes para a efetivação e consolidação do conhecimento da fitodiversidade do Maranhão, incentivo a projetos de iniciação científica e treinamento para formação de recursos humanos em briologia.(Fonte: O Estado do Maranhão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!