Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

No III Encontro Pan-Amazônico, Presidente da WWF Internacional discute o futuro do bioma

WWF / Elma Okic
Segurança e sustentabilidade serão temas debatidos por Yolanda Kakabadse

Uma das presenças mais aguardadas para a 3ª edição do Encontro Pan-Amazônico é a de Yolanda Kakabadse Navarro, presidente da WWF Internacional, conhecida por ativismo sensato em prol da conservação da Amazônia.  No evento, que ocorre nos dias 6 e 7 de agosto em Lima, capital do Peru, Kakabadse participará de duas conferências que discutirão a segurança e a sustentabilidade do bioma.

No primeiro dia, ela apresentará  “A Segurança da Amazônia frente aos Desafios das Mudanças Climáticas”. Já no dia 07, Kakabadse será a moderadora da conferência “A COP 20 e as Políticas Públicas para a Sustentabilidade da Amazônia”, que terá entre os palestrantes Manuel Pugar, Ministro do Ambiente do Peru e Presidente da COP 20. O debate é de grande importância, uma vez que um dos objetivos do Encontro é colocar a Floresta Amazônica no centro das discussões da COP 20 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em novembro no mesmo país.

A trajetória profissional da atual Presidente de WWF, nascida no Equador, começou em Quito, em 1979, quando foi diretora executiva da Fundação Natura, uma das mais importantes organizações ambientais da América Latina. Em 1993, criou a Fundação Futuro Latinoamericano, para promover o desenvolvimento sustentável na região através do diálogo e gestão de conflitos. Foi presidente executiva até 2006 e hoje é membro do Conselho Consultivo.

Seu trabalho reconhecido sempre foi respeitado mundo afora. Entre 1990 e 1992, em Genebra, coordenou a participação da sociedade civil na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cúpula da Terra).  Além disso, foi Presidente da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e membro do conselho do Instituto de Recursos Mundiais (WRI) de 1996 a 2004. Foi também ministra do Meio Ambiente do Equador entre 1998 e 2000. É presidente do conselho da WWF desde 2010.

III Encontro Pan-Amazônico
O terceiro Encontro Pan-Amazônico será na cidade de Lima, no Peru, e é uma iniciativa da Articulación Regional Amazónica (ARA). As primeiras edições do evento ocorreram em Belém do Pará em parceria com o Fórum Amazônia Sustentável e reuniu cerca de 350 pessoas para discutir sustentabilidade na Amazônia, novas economias, o impacto das megainfraestruturas no bioma, entre outros. O evento é co-organizado pelo Ministério do Meio Ambiente do Peru, pela Iniciativa Amazônia Viva do WWF e pelo CDKN (Climate and Development Knowledge Network), ainda assim, segundo Sérgio Guimarães, secretário executivo da ARA Regional, o encontro é resultado da articulação de diversas redes ambientais e aliados estratégicos como Fundação AVINA, Fundação Skoll, Fundo Vale, USAID/ICAA, RAISG, Forest Trends, Fórum Amazônia Sustentável, COICA, RAMA, ALER,  Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Plataforma Latinoamericana de Cambio Climático, entre outras.

A ARA
A Articulação Regional Amazônica (ARA) é uma rede cujo principal objetivo é a conservação e uso sustentável dos ecossistemas amazônicos, bem como sua diversidade biológica e cultural promovendo o bem estar de seus habitantes. É uma rede Pan-amazônica composta por 54 instituições e pessoas que formam redes nacionais (ARA Nacional) presentes em sete países da bacia amazônica. A Rede ARA conta com a parceria do Fundo Vale e com a Aliança Avina-Skoll Foundation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!