Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Exposição traz peças confeccionadas a partir de vidro reciclado

O vidro é um material ideal para a reciclagem e, dependendo das circunstâncias, pode ser reaproveitado infinitamente. Pensando nisso, um grupo de mulheres em São Luís resolveu usar o vidro para produzir bijuterias e peças decorativas. Uma forma de preservar o meio ambiente e ainda ter uma renda extra.

A vontade de reaproveitar o que para muitos não passa de lixo aproximou mulheres de São Luís. Elas estão dando um novo destino para recipientes e garrafas de vidro. Enquanto a natureza pode levar até 1.500 anos para decompor uma garrafa de vidro, elas mostram que só precisam de 48 horas para ganhar muitos benefícios.

Juntando cacos e garrafas, são criadas peças de decoração e bijouterias, que agora estão em exposição em um dos shoppings da capital. A técnica de enfermagem Nazaré Martins descobriu que poderia ganhar um dinheiro extra fazendo arte com vidro e ainda receber em troca algo que não tem preço: a natureza preservada. "Aprendi a conservar o lixo, cuidar do meio ambiente e ainda gerar uma renda com isso. É tudo de bom", disse.           

O que era resíduo vai para o forno e ganha a criatividade delas. São bandejas, telhas e até relógios. Em algumas peças, as artesãs preservam o formato original das garrafas. Um exemplo de reaproveitamento que impressiona quem conhece.

A professora Graça Salazar agora divide novas lições depois que passou a transformar o lixo em arte ecologicamente correta. "É uma lição maravilhosa e de benefício para nós, para nossa sustentabilidade, para o benefício das mulheres do grupo e vamos tocar o projeto para frente" (Fonte: G1 MA - TV Mirante). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!