Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

IV Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente CNIJMA, realizada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (MEC/MMA), é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Caracteriza-se como um processo dinâmico de encontros e diálogos nas escolas, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as idéias consensuadas para as etapas sucessivas.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente instituída pela Portaria Interministerial MEC/MMA Nº 883, de 05 de julho de 2012, tem como tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.

No Estado do Maranhão, as Secretarias de Estado da Educação e do Meio Ambiente, como Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, vem implementando uma política de fortalecimento da Educação Ambiental em consonância com a Lei Nº 9.279/2010 que institui a Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, regulamentada pelo Decreto Nº 28.549, de 31 de agosto/12.

A SEDUC, por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais, coordena as ações de Educação Ambiental, entre elas, a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que será realizada durante o ano de 2.013  processo de intensa mobilização das comunidades escolares do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, incluindo as escolas indígenas, quilombolas e assentamentos rurais.
Nas conferências anteriores, as escolas exercitaram sua capacidade de unir os desafios globais aos locais, definindo responsabilidades pessoais e coletivas para enfrentá-las.
As comunidades escolares de todo o Estado assumiram responsabilidades em relação a diversos temas ligados ao cotidiano, como: o cuidado com as águas, os seres vivos, os alimentos, a energia, as mudanças climáticas. Como resultado dessas conferências, surgiram as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), garantidas pela Lei Estadual supramencionada.

Em 2013, as escolas são convidadas e incentivadas a procurar respostas para as mudanças socioambientais globais, com um duplo desafio. Precisam tornar-se sustentáveis para fazer frente aos fenômenos que as mudanças climáticas acarretam. Ao mesmo tempo, precisam preparar-se para a sustentabilidade, construindo com os estudantes e seus familiares  formas de prevenção e  adaptação  aos efeitos das mudanças climáticas em suas vidas e nas suas comunidades.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente pretende fornecer elementos para o debate nas escolas e propõe questões como:
  1.  O que é uma escola sustentável?
  2.  Quais valores, habilidades e atitudes são necessárias para que a escola contribua para melhorar a qualidade de vida  presente e futuras gerações?
  3.  Como transformar a escola em um espaço vivo, acolhedor e motivador de ações e atitudes sintonizadas com a sustentabilidade socioambiental?
  4. Como as edificações escolares podem estimular a inovação, a aprendizagem e o cuidado dos seres humanos entre si e com o meio em que vivem?

Os gestores e professores também são protagonistas deste processo, inserindo as temáticas em suas aulas, buscando interfaces entre as disciplinas e em espaços não disciplinares. O exercício coletivo de pensar novos hábitos e culturas na escola inspira a gestão  a modificar práticas enraizadas.  A conferência auxiliará as COM VIDAS, de cada escola a implementar os currículos, a gestão democrática e a modificar os espaços construídos, tornando-os coerentes com as premissas da sustentabilidade socioambiental.

Até o presente momento, já tivemos a realização de 1160 conferências dentro das escolas e a próxima etapa será as Conferências Regionais que acontecerão, no período de 02/10/2013 a 10/10/2013, em 09 pólos:

·  URE CAXIAS, URE CODÓ e URE TIMON em CAXIAS  02/10/2013
·  URE SÃO JOÃO DOS PATOS e URE BALSAS em SÃO JOÃO DOS PATOS  02/10/2013
·  URE CHAPADINHA e URE ITAPECURU em CHAPADINHA  04/10/2013
·  URE PEDREIRAS e URE BACABAL em PEDREIRAS 04/10/2013
·  URE PRESIDENTE DUTRA e BARRA DO CORDA em PRESIDENTE DUTRA  07/10/2013
·  URE SANTA INÊS e URE ZÉ DOCA em SANTA INÊS 07/10/2013
·  URE PINHEIRO e URE VIANA em PINHEIRO  09/10/2013
·  URE AÇAILÂNDIA e URE IMPERATRIZ em AÇAILÂNDIA 09/10/2013
·  URE ROSÁRIO e URE SÃO LUÍS em ROSÁRIO 10/10/2013

Eleitos os delegados nas Conferências Regionais, estes estarão na Conferência Estadual que acontecerá em São Luís, onde destes, elegerão os nossos representantes na etapa nacional.
Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente CNIJMA, realizada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (MEC/MMA), é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Caracteriza-se como um processo dinâmico de encontros e diálogos nas escolas, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as idéias consensuadas para as etapas sucessivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!