Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

São Luís: Eliziane Gama ressalta atuação da Comissão de Meio Ambiente




A deputada estadual Eliziane Gama (PPS), atual presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alema, faz balanço positivo das ações e atividades desenvolvidas pela Comissão neste ano de 2012. Entre os destaques estão as visitas às praias de São Luís, valas e canais da cidade, e ainda ao Aterro da Ribeira.


Outro mecanismo importante de trabalho utilizado pela comissão para a busca de soluções para os problemas do meio ambiente é a realização de audiências públicas. A primeira audiência deste ano foi para discutir a Política Estadual dos Resíduos Sólidos com a participação de representantes da sociedade civil e autoridades.

A audiência foi solicitada por Eliziane Gama, que é uma defensora da reciclagem do lixo como forma de garantir um ambiente ecologicamente equilibrado, para as futuras gerações. Para ela, os gestores municipais, precisam planejar e preparar seus orçamentos, a fim de executar programas de reaproveitamento de resíduos sólidos. Segundo a deputada, o despejo inadequado do lixo envolve todo o Estado do Maranhão, pois mais de 90% dos municípios não têm aterro sanitário adequado.

Precisamos discutir juntos o tratamento dos resíduos sólidos para encontramos soluções para o problema. Vamos elaborar os planos de gerenciamento em conjunto e saber como o assunto esta sendo tratados nos municípios, pois nem todos têm conselho meio ambiente e o lixo continua sendo despejado in natura, destacou a deputada.

Eliziane defende a implantação da coleta seletiva e também o incentivo ao trabalho das cooperativas de catadores de lixo no Maranhão. Infelizmente o Maranhão não tem nenhum programa de coleta seletiva de lixo. Nossa Comissão fez uma série de debates para saber como estão as ações dos gestores municipais e ao mesmo tempo também saber qual a política referencial que o Governo do Estado adotará a partir da elaboração do seu plano, explicou.

ÁGUA

A preservação da água no planeta e a manutenção e perfuração de poços artesianos no Maranhão foi uma das grandes preocupações da deputada Eliziane Gama à frente da comissão. Em março deste ano a deputada apresentou requerimento pedindo informações para a CAEMA sobre a quantidade de poços artesianos existentes na capital maranhense e sobre o número dos que estão em pleno funcionamento.

Ela solicitou ao Governo do Estado informações detalhadas sobre o projeto de construção de 60 novos poços para São Luís, pois a deputada defende o desenvolvimento com sustentabilidade e um olhar voltado para as próximas gerações. Para Eliziane, uma das prioridades devem ser os reparos do Sistema Italuís.

Há um projeto do Governo do Estado para a perfuração de vários poços artesianos e sabemos que em São Luis existe uma quantidade muito grande de poços artesianos que foram perfurados e que estão sem funcionar. Estamos perfurando novos poços em vez de estar reformando aqueles que estão sem as peças em funcionamento, destacou.

VISITAS

No primeiro semestre deste ano a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável fez uma série de visitas para constatar a condição de saneamento e os problemas relacionados ao meio ambiente no Maranhão, especialmente em São Luís. Após as visitas foram feitos os encaminhamentos para cobrar soluções dos órgãos responsáveis.

Os primeiros locais visitados foram as valas e canais abertos de alguns bairro de São Luís. Eliziane Gama, acompanhada por alguns ambientalistas e representantes de movimentos em defesa de meio ambiente, visitaram aos canais da Rua da Vala, no João Paulo, da Macaúba e da Areinha, que formam verdadeiras calhas de esgoto a céu aberto.

A comissão também visitou algumas praias da capital maranhense com o objetivo de verificar as condições e a situação de lançamento de esgoto na orla da cidade. A primeira medida tomada pelos parlamentares foi pedir a cópia da renovação do licenciamento da CAEMA.

Outro local visitado foi o Aterro da Ribeira para constatar as condições do local e fazer os encaminhamentos cobrando providências do Poder Público sobre a situação dos resíduos sólidos (Fonte: Assecom). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!