Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Piauí: Especialistas discutem opções sustentáveis para Teresina


O termo sustentabilidade entrou de vez para o vocabulário da população mundial. Isto porque, as consequências dos efeitos climáticos vêm trazendo, cada vez mais, resultados negativos para a qualidade de vida das pessoas. Pensando nisso, especialistas na área de construções sustentáveis vêm buscando soluções viáveis para a arquitetura das cidades, proporcionando mais conforto à população, além de preservar os recursos naturais.

Temas relacionados à sustentabilidade das construções arquitetônicas foram discutidos durante a segunda edição do Teresina Sustentável, que aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro, por meio da reunião de especialistas que debateram temáticas relacionadas à sustentabilidade das cidades, em especial da capital piauiense. O evento foi destinado a arquitetos, engenheiros, estudantes, bem como interessados no assunto.

Segundo o arquiteto Júlio Medeiros, um dos organizadores do evento, o Teresina Sustentável nasceu como uma proposta de debater acerca dos processos de transformações bioclimáticas no planeta, bem como das consequências trazidas para as cidades. “A proposta é discutir e apresentar soluções para uma prática de construção sustentável, a partir de uma arquitetura adequada ao nosso clima, com opções tecnológicas que podem facilitar e otimizar o trabalho dos profissionais das áreas envolvidas no processo construtivo e no planejamento do urbanismo”, explica.

O lançamento do Teresina Sustentável aconteceu no dia 6 de novembro, às 18h30, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Após a solenidade de abertura do evento, houve a palestra “Certificação do Selo Azul”, ministrada por Hélder de Sena Barboza, além do lançamento do concurso “Ideias Sustentáveis para Teresina”.

O Teresina Sustentável é uma realização do Instituto de Comunicação e Cultura (ICC), Instituto dos Arquitetos do Brasil- PI (IAB) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo-PI (CAU). Durante a primeira edição do evento, no ano de 2011, questões referentes à acessibilidade e inclusão social também foram tema das discussões (Fonte: Portal da Clube).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!