Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Maranhão: UTE Itaqui, da MPX, obtém licença de operação emitida pelo Ibama


A MPX, empresa de energia do Grupo EBX, anuncia que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu, na última sexta-feira (26), a Licença de Operação para a Usina Termelétrica Itaqui, empreendimento de geração de energia localizado no Distrito Industrial de São Luís, no Maranhão. A emissão da licença representa a consolidação do ciclo do licenciamento ambiental da UTE Itaqui, que foi precedido da emissão pelo Ibama da Licença Prévia, em 2008, e Licença de Instalação, em 2009.

A UTE Itaqui encontra-se na fase de operação em testes, na qual ocorrerá a sincronização ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A partir da sincronização, a usina passará a fornecer energia ao sistema sendo remunerada pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) do Submercado Norte.

A Usina Termelétrica Itaqui é o primeiro empreendimento da MPX no Maranhão. Movida a carvão mineral, a usina terá capacidade para gerar 360 MW de energia, aumentando em 65% a potência total instalada do estado e contribuindo para a segurança energética do país. O investimento total na usina alcança R$ 2,2 bilhões. Deste montante, cerca de 30% foram aplicados em tecnologias de controle ambiental, que promovem a queima limpa de carvão, reduzindo em até 95% as emissões de material particulado, enxofre e nitrogênio na atmosfera. No auge das obras, a UTE Itaqui gerou em torno de 3.700 empregos diretos.

Sobre a MPX – A MPX Energia S.A., parte do Grupo EBX, é uma empresa diversificada de energia com negócios complementares em geração elétrica e exploração e produção de gás natural na América do Sul. A Companhia tem um amplo portfólio de empreendimentos de geração térmica que a posiciona estrategicamente para se tornar uma geradora privada líder. As usinas de geração da MPX serão também as principais consumidoras do gás natural produzido nos blocos terrestres da Companhia, que tem recursos riscados estimados em mais de 11 Tcf. (Fonte: MPX).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!