Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

domingo, 21 de outubro de 2012

Maranhão: Impactos das queimadas e projetos sustentáveis são temas abordados pelo Darcy Ribeiro na SNCT


Neste domingo, 21, os Polos do Programa debateram estratégias e mudanças necessárias para a erradicação da pobreza, sustentabilidade e para o desenvolvimento de uma economia verde. Todos os 23 polos do Programa Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual do Maranhão, estão participando da maior feira de divulgação científica do Brasil. Mais de 2.000 alunos do Programa se engajaram no desafio de descobrir meios sustentáveis para a erradicação da pobreza e de conscientizar a todos sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.

Este ano, os Polos de Icatu, Porto Franco, Coelho Neto, Grajaú, Pinheiro e Viana tiveram seis trabalhos aprovados para a Semana – que tem como tema central “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

Desde quinta-feira, 18, Centenas de acadêmicos, professores, estudantes do ensino fundamental e médio e moradores das cidades que sediaram os eventos, debatem as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade nas suas três dimensões: ambiental, econômica e social - e como a ciência e tecnologia podem contribuir para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

Para a Coordenadora do Polo de Grajaú, Edilma Carvalho, é de fundamental importância que todos construam uma consciência ambiental e essa Semana foi primordial para o início dessa conscientização na sua cidade, que ocupa a segunda colocação no país em número de focos de calor (dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

“O município de Grajaú passa por sérios problemas em relação às queimadas e, por consequência, tanto a população quanto o meio ambiente sofrem as consequências negativas. Durante a SNCT focamos nesse tema e, por meio de palestras e mesas redondas, alertamos toda a população sobre os fortes impactos ocasionados pelas queimadas”, relata Edilma.

E, de fato, são graves os problemas gerados por essa prática da agricultura: de dificuldades respiratórias ao superaquecimento do planeta, já que as queimadas emitem grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) - o gás responsável por este efeito global.

Já no Polo de Loreto, os estudantes desenvolveram projetos sustentáveis que podem gerar renda para a população local. “Os acadêmicos expuseram novos recursos sustentáveis, como hortas sustentáveis, a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores do município”, afirmou a Coordenadora do Polo, Maria Lúcia Silva.

Os Polos do Programa Darcy Ribeiro estão realizando a SNCT por meio de feiras de ciência, oficinas e palestras científicas; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes, kits experimentais, jogos, livros e outros materiais educativos; excursões científicas; eventos que integram ciência, cultura e arte; entre outros.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reuniu cerca de 800 instituições brasileiras; mais de 600 municípios das cinco regiões do país estão envolvidos na SNCT.

No Maranhão, 30 cidades estão participando com mais de 1.540 eventos cadastrados. Um total de 40 instituições está envolvido na Semana (Fonte: Uema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!