Leio Jornalismo Ambiental no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Maranhão: Fábrica de painéis fotovoltaicos podem ser implantadas no Estado

Painel solar - foto:divulgação

A informação foi dada ao secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, durante reunião com uma missão de empresários italianos. As empresas italianas Altair, CDC Eletrônica e EDS estudam a possibilidade de implantar no Maranhão uma indústria de painéis fotovoltaicos para a produção de energia solar.

A informação foi dada ao secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, durante reunião com uma missão de empresários italianos, liderada pelo cônsul da Itália no Maranhão, Gialuca Maria Bella.

As empresas ainda estudarão a localização ideal para a instalação da fábrica. No Maranhão, deverá ser constituída uma empresa maranhense para fabricar os painéis, cuja produção deverá atender tanto ao mercado interno quanto o dos Estados Unidos. “A reunião teve o objetivo de estabelecer as parcerias entre os empresários italianos e o governo do Maranhão”, explicou o cônsul italiano.

Além da fábrica de painéis fotovoltaicos, as empresas italianas também revelaram ao secretário a possibilidade de estabelecer parcerias para a instalação de uma unidade de pesquisa na área de energia renovável na Ilha de São Luís.
 
“As empresas já atuam no segmento e detém todo o conhecimento. Então, a proposta seria instalar uma unidade de pesquisa avançada em tecnologia fotovoltaica e eletrônica por meio de parcerias entre instituições de ensino da Itália e do Maranhão”, adiantou Gianluca Bella.

O secretário Maurício Macedo afirmou aos empresários que o Maranhão tem todas as condições naturais para receber empreendimentos de geração de energia de fontes renováveis.

“Atualmente já temos projetos nas áreas de geração de energia hidráulica, térmica, biomassa e eólica. Esta pode ser nossa primeira indústria de energia solar, o que consolida cada vez o Maranhão como um estado de energia renovável”, observou Maurício Macedo ao avaliar como muito positiva a reunião com os empresários italianos (Fonte: Secom-MA).

Um comentário:

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!