Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Maranhão e Piauí: Seminário discute criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba

























O Piauí em breve contará com um Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba – CBH. Nos dias 20 e 21
de novembro, será realizado em Teresina, um seminário para discutir as propostas e viabilização da criação do comitê. 

A confirmação foi repassada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, professor Dalton Macambira, que esteve reunido com o secretário nacional de recursos hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson Guimarães, e com o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas -ANA, Vicente Andreu. 

A ANA e o MMA assumiram o compromisso de apoiar a criação do comitê. “O seminário irá reunir o poder público, sociedade civil e usuários de água do Piauí, Maranhão e Ceará. Também ficou aprovado que ao final desse evento serão definidas as regras de participação paritária dos três seguimentos na composição da comissão, bem como a forma de mobilização dos diversos atores dos três estados para a constituição do CBH do Parnaíba”, enfatiza Dalton Macambira.

Na reunião em Brasília, os representantes do MMA e da ANA, confirmaram o compromisso dos três estados que integram a bacia hidrográfica do Parnaíba: Piauí, Ceará e Maranhão, através de seus representantes.

Dalton Macambira explica que na região de transição climática, a bacia apresenta grande variabilidade de disponibilidade hídrica que vai desde condições críticas em seu limite leste-sudeste, até a abundância característica de seu rio principal, com cerca de 1400 km de extensão.

A porção maranhense da bacia, caracterizada pelo rio Balsas, constitui-se em área de franco desenvolvimento econômico com a implantação de grandes plantações de grãos, em especial a soja.

No Piauí, o Parnaíba sempre esteve ligado à formação e desenvolvimento do estado, estando intimamente relacionado à própria personalidade do piauiense. Falar do rio Parnaíba é falar do Piauí, de sua cultura e identidade.

Já no estado do Ceará estão localizadas as nascentes do rio Poti, cuja foz se dá na capital piauiense, Teresina, bem como de outros cursos d'água cuja afluência final se dá em território piauiense como o Arabê, o Macambira e o Piranji. Em função da necessidade da gestão integrada dos recursos hídricos 

Ao longo dos anos importantes avanços foram dados pelo Estado do Piauí para o gerenciamento integrado e participativo de seus recursos hídricos, fortalecendo o Sistema Estadual de Gerenciamento e ampliando a participação social nos processos decisórios. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos atua desde 2003, como entidade máxima deliberativa quanto aos recursos hídricos estaduais. Além disso, em 2010 foi concluído o Plano Estadual de Recursos Hídricos, além da criação do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios (Fonte: Portalaz.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!