Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Maranhão: Deputado questiona ‘milagre da despoluição das praias’


O deputado Bira do Pindaré (PT) questionou a recente decisão das Secretarias de Estado de Saúde e de Meio Ambiente, que anunciaram que as praias de São Luís a partir de agora estão próprias para o banho.

Bira chamou de milagre a despoluição de todas as praias da grande ilha de maneira tão célere. “Eu não sei qual foi o milagre que fizeram, eu quero saber qual foi o milagre. Como é que conseguiram limpar as praias de São Luís em tempo recorde dessa forma, ou estão me dizendo o seguinte: Aquele laudo, estava errado, agora nós temos um laudo certo, é preciso que alguém esclareça”, cobrou.

Todo dia são despejadas nas praias de São Luís no mínimo 160 toneladas de fezes. A população da ilha é de 01 milhão e 300 mil habitantes, se multiplicarmos a quantidade de pessoas pela média que cada cidadão defeca por dia (125 gramas), vamos chegar em 160 toneladas.

“Como é que essas praias podem estar limpas? Se não há tratamento de esgoto, se todo esgoto é despejado na maré, nos rios, nas bacias hidrográficas da ilha e não foi construída nenhuma nova unidade de tratamento? As unidades que existem são duas, uma no Jaracaty e outra no Bacanga, que funciona aquém da sua capacidade. Já a do Jaracaty só opera com 50% da sua capacidade, a do Bacanga só opera 10% porque o esgoto não é transportado até lá. A Caema afirma que só 10% do esgoto da ilha de São Luís tem tratamento. 90% é despejado in natura nos rios e lagoas”, indagou Bira.

O parlamentar cobrou a realização de novos laudos técnicos. Ele apelou à Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual, através dos seus cursos de Biologia, de Química, que se manifestem publicamente e esclareçam a sociedade sobre as condições de nossas praias. (Ascom/Bira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!