Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

São Luís registra recorde de voluntários no Clean Up The World


PLANTÃO do MEIO AMBIENTE

São Luís registrou o maior número de voluntários do país nos 10 anos da Campanha Clean Up The World, de acordo com balanço parcial dos organizadores divulgado nesta quinta-feira (20). O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - Sema com apoio de diversos parceiros, ocorreu no sábado (15) e contou com participação de cerca de 2.500 pessoas, que, com muita disposição e entusiasmo, se concentraram a partir das 8h, no Círculo Militar, na praia do Calhau.

Foto: divulgação
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes, ressaltou a importância da parceria entre o poder público, iniciativa privada e sociedade nas ações de educação ambiental e de preservação do meio ambiente. “Para que a gente tenha um meio ambiente preservado é imprescindível à união de forças. Se a sociedade e o poder público não derem as mãos, os gestores, sozinhos, não conseguirão resolver os problemas ambientais”, declarou.

Victor Mendes destacou, ainda, o empenho de todos os envolvidos no evento. “A realização do Clean Up The World em São Luís é resultado de muito trabalho da equipe da Sema que, desde janeiro, não mediu esforços para fazer dessa ação um divisor de águas na história da educação ambiental e da mobilização social em nosso estado, em busca de atitudes mais sustentáveis”, ressaltou Mendes.

Na ação, mais de 120 grupos de voluntários percorreram a pé cerca de 4.500m, entre o Círculo Militar, na Praia do Calhau, e a Praça do Pescador, na praia de São Marcos. Ao longo do percurso, foram recolhidos resíduos no calçadão, na faixa de areia, na beira do mar, nas margens do rio Calhau, nos canteiros, e em locais próximos às dunas.

As sacolas cheias de resíduos foram trocadas por sacolas vazias nos ecopontos espalhados, estrategicamente, ao longo do percurso. Pequenos caminhões de lixo e voluntários munidos de carrinhos de mão deram suporte durante todo o evento.

Ao final da ação, que durou toda a manhã, foi feita a distribuição de mudas de árvores nativas. No evento, a Sema teve apoio do Instituto Ecológico Aqualung, OGX, Petrobras, Vale, Alumar, Cemar, Sistema Mirante, Suzano, Empresa Clean Limpeza, Coca-Cola/Renosa, Unihosp, Emap, Cefor, Sesi/Senai, Cerimonial Essencial, São Luís Engenharia Ambiental, Marafolia, 24º Batalhão de Caçadores e Corpo de Bombeiros, além da participação de estudantes, artistas e integrantes da sociedade civil organizada.

A supervisora de Comunicação Socioambiental da Sema, Viviane Vazzi, afirmou que o evento promoveu uma mobilização histórica e emocionante. “O impacto simbólico foi muito grande: mais de 2.500 pessoas zelando pelo patrimônio ambiental das praias e dando o recado para que todos os setores também façam a sua parte. Para a educação ambiental, foi uma oportunidade de mapear atores e instituições comprometidas com a temática e que podem ser multiplicadores, protagonistas e futuros parceiros em programas e ações educativas”, destacou.

A ação também superou as expectativas dos organizadores quanto à quantidade de lixo recolhido. Ao todo, 861 sacolas foram entregues e totalizaram 4.361 kg de resíduos e lixo, além de um sofá de varanda de dois lugares, de 2 lixeiras e de cerca de 600kg de madeira e coco.

Os resíduos recicláveis recolhidos durante a realização da campanha foram encaminhados para destinação final pela Cemar, por meio do projeto Ecocemar. O peso de todo o material reciclável recolhido foi revertido em bonificação na conta de energia elétrica do Educandário Santo Antônio.

No Brasil, além de São Luís, o Clean Up The World foi realizado, simultaneamente, no Rio de Janeiro, Aracaju, Florianópolis e Americana (SP). A ação também ocorreu em praias, rios, lagos e lagoas, em mais de 125 países (Fonte: Secom Estadual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!