Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão realizou multirão de limpeza nos manguezais do Bairro do São Francisco


SANEAMENTO em SÃO LUÍS 


A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - Caema realizou das 8 às 12 horas, deste sábado (1º), um mutirão de limpeza nos manguezais situados ao longo da Avenida Ferreira Gullar, Bairro São Francisco. A ação organizada pela Unidade Gestora de Projetos  -UGP faz parte do Projeto Técnico Social desenvolvido nas áreas onde estão sendo realizadas as obras de esgotamento sanitário da capital, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC do Governo Federal.

O Projeto Técnico Social desenvolve medidas socioeducativas e ambientais com as comunidades que moram no entorno dessas obras com a finalidade de envolver os moradores em ações que venham contribuir para a preservação do meio ambiente e para que eles tenham melhor qualidade de vida. Nesse processo são desenvolvidas atividades como reuniões; palestras e oficinas com temas socioambientais nos bairros e escolas; concursos de música; redação nas escolas; campanhas de plantio de mudas; distribuição de filtros; e acompanhamento das instalações dos kits sanitários, além de plantão social para atendê-los.

A ação sócio pedagógica objetiva sensibilizar a população no sentido de conhecer o manguezal e entender a importância dele para o equilíbrio ambiental; os animais que ali vivem e que são utilizados na alimentação; a influência no movimento das marés e o papel determinante na reprodução e alimentação de peixes, aves, moluscos e crustáceos. Entendendo essa importância eles sentem a necessidade de preservá-lo.

O diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da Caema, engenheiro Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho; a representante da Fundação Sousândrade  -FSADU, professora Lenir Meireles; e um representante da comunidade, deram início às atividades e falaram da importância dessa iniciativa. Na oportunidade, a especialista em Manguezais, professora doutora Flávia Mochel, fez uma breve exposição sobre a “Importância dos Manguezais”.

A ação beneficia toda a área de mangue ao longo da Avenida Ferreira Gullar, onde estão localizadas as obras do sistema de esgotamento sanitário da bacia do São Francisco, que vai da Ilhinha, passando pela Ponte José Sarney até o Jaracaty onde existe a estação de tratamento de esgoto - ETE, se estendendo até a Rua das Avencas onde serão construídos os interceptores (Fonte: Jornal Pequeno).

Geísa Batista
Analista de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!