Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia Mundial da Água é celebrado no Maranhão


Um dos maiores problemas de infraestrutura de São Luís está relacionado com o sistema de Recursos Hídricos, que envolve desde a preservação das fontes naturais até o tratamento do esgoto em toda a cidade. No Dia Mundial da Água, comemorado hoje, a atenção volta-se principalmente para a questão da Poluição de rios e da orla marítima da capital, o que compromete, sobretudo, o abastecimento em toda a Ilha.

Dados do último relatório das condições de balneabilidade das praias da Região Metropolitana de São Luís divulgados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) refletem a necessidade de discussões de políticas públicas para converter a situação dos Recursos Hídricos da capital. Segundo os dados, apenas um dos 17 pontos monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) está próprio para banho. Os outros foram considerados impróprios ou interditados pelos órgãos.

Poluídos, os rios que deságuam no mar são os principais causadores do problema. O Rio Pimenta, que atravessa os bairros Turu, Cohaserma, Cohajap e Parque Vitória, é um exemplo. Na praia do Caolho, onde deságua, antes de seu encontro com o mar, está uma represa natural que parece uma vala de esgoto. Ao longo do rio, que é intermitente, as águas estão escuras e o mau cheiro é forte em suas margens.

O Rio Calhau, que passa pelos bairros Altos do Calhau, Quintas do Calhau e Calhau, desembocando na praia de mesmo nome, também sofre com o assoreamento e o aterro por resíduos de construção civil, e hoje recebe o esgoto da região sem nenhum tratamento.

Calamidade - Para a superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Laís Morais Rêgo, os rios de São Luís passam por uma situação de calamidade com o depósito de grande quantidade de material orgânico. "Além disso, o Desmatamento das matas ciliares, fundamentais na preservação dos rios, tem mudado a realidade dos centros urbanos. Essa situação tem sido intensificada com a construção civil que avança na cidade", explicou.

As águas subterrâneas também merecem atenção. Alguns lençóis freáticos estão contaminados por falta de um sistema de tratamento de esgoto eficiente e que atenda à grande demanda da cidade. A situação influencia diretamente o abastecimento de água em São Luís.

"A irregularidade no abastecimento em diversos bairros da capital e a deficiência no tratamento de esgoto são duas realidades preocupantes que precisam se tornar prioridade nas ações desenvolvidas pelos órgãos competentes. Para conhecer melhor a situação, está sendo construído o Plano Estadual de Recursos Hídricos", comentou Laís Morais Rêgo.

O plano será um documento com diagnósticos atuais sobre a situação dos Recursos Hídricos e cenários futuros para uso sustentável da água, uma espécie de instrumento norteador.

Ações - Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), uma série de ações está sendo feita para melhorar a situação das águas da região, que inclui a restauração da balneabilidade das praias de São Luís. Entre as ações já concretizadas está a recuperação da Estação Elevatória de Esgotos Calhau I, que possibilitou a retirada do lançamento de esgotos no Rio Calhau.

Foram implantados 322 metros de rede coletora de esgotos na Rua Coronel Amorim, que foi interligada com os 80 metros de rede subcoletora de esgotos instalados no passeio da Avenida dos Holandeses, ambos na Ponta d'Areia. Com esse trabalho, foi possível fazer o esgotamento sanitário do Condomínio Farol da Ilha e retirar os lançamentos de esgotos em galeria de águas pluviais, oriundos de nove unidades comerciais na Avenida dos Holandeses, na Ponta d'Areia. A medida eliminou também os pontos de lançamentos clandestinos de esgoto na praia.

Entre as medidas que ainda serão tomadas, destaca-se o remanejamento de 500 metros de rede coletora de esgotos na Avenida Alfa, no Parque Atenas, para retirar o lançamento de esgotos no Rio Calhau. Também tem sido feitas a desobstrução e limpeza da rede coletora de esgotos localizada na Avenida Litorânea, para evitar o vazamento de esgotos ao longo das praias São Marcos e Calhau.

Ações marcam o Dia Mundial da Água

Várias atividades marcam o Dia Mundial da Água, hoje, em São Luís. Desde o dia 19, o Parque Botânico Vale promove a Semana da Água, evento que pretende sensibilizar o público sobre a importância de consumir a água de forma consciente, evitando o desperdício e fortalecendo a capacidade de economia e seu uso racional.

Pela manhã, orientadores do parque ministram a palestra Ciclos da água, para públicos de todas as idades e guiam os visitantes em exposição sobre o tema. Os participantes poderão conferir a apresentação teatral E a água? Se for?, com o grupo de teatro Tramando, e se divertir com jogos ecológicos como o ludo de Consumo Consciente, dinâmicas e vídeos educativos. Amanhã, será proferida a palestra Cooperação pela Água, com Nonato Medeiros da Silva, gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

A Caema também promove até hoje a 7ª Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces. O evento que tem como tema A Cooperação pelas Águas, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como questão primordial a ser debatida durante o ano de 2013. Hoje, às 9h, uma mesa-redonda discute o tema no auditório do Sesc Deodoro. Além disso, está programado passeio monitorado pelo Sítio Piranhenga com alunos da UEB Josué Montello, do Sacavém, e uma exposição no Parque Bom Menino.

À tarde, a Sema faz uma roda de conversa no auditório da Assembleia Legislativa, no Cohafuma, com tema Diálogo sobre Recursos Hídricos, cujo objetivo é discutir ações para preservar os rios que cortam a cidade e o Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Número

16 dos 17 pontos da orla de São Luís monitorados pela SES foram considerados impróprios para banho ou interditados, segundo último laudo de balneabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!