Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

São Luís: Projeto da Prefeitura de SL forma educadores ambientais


Estudantes da UEB Alice Coutinho, localizada no Bairro do Turu, área onde está sendo executada a obra de retificação do Canal do Rio Gangan, estão ganhando uma nova responsabilidade – a de Educadores Ambientais Locais. Esta é uma ação prevista no Projeto Técnico de Trabalho Social - PTTS, ligado ao Programa de Drenagem Urbana Sustentável, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos - Semosp, em parceria com o PAC.

'A educação ambiental é um dos eixos que norteiam o PTTS. Com este curso, objetivamos formar agentes educadores ambientais locais para contribuir com a conservação do meio ambiente e da obra que está sendo realizada. Priorizamos o público estudantil e jovem visto que eles podem influenciar atividades de educação ambiental tanto na escola, família e na comunidade em geral', enfatizou a coordenadora do projeto social, Elga Mota Oliveira.

A proposta é sensibilizá-los a desenvolver práticas interdisciplinares de E.A. com foco nas relações escola-comunidade. Em uma ação de reconhecimento do ambiente em que se vive, os alunos realizaram uma visita ao canal do Rio Gangan para conhecer de perto a realidade do mesmo.

'É triste saber que, por culpa do homem, o Rio Gangan não voltará a ser o que era antes', lamentou a estudante do 7º ano, Érica Luanna Leite Bringel.

Campanha – Ainda durante o curso, os discentes participarão de uma campanha de arrecadação de resíduos sólidos na própria escola. O objetivo desta atividade é reaproveitar materiais que poderiam ser descartados e transformá-los em novos objetos de uso pessoal ou decorativo.No final do curso, os alunos colocarão em exposição os trabalhos produzidos com garrafas pet, sacolas plásticas, caixas de papelão etc.

'Nossa intenção é buscar a compreensão do 'repensar, rejeitar, reduzir, reutilizar e reciclar. A mudança que queremos ver no mundo precisa primeiro começar em nós, assim caminharemos para uma educação sustentável, pois o futuro dependerá do que os seres humanos fizerem no presente', declarou Themis Viviane Oliveira Matos, bióloga, especialista em Educação Ambiental e instrutora do curso.

O curso tem carga horária de 40h/a e está sendo desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). 'Quando se volta a Educação Ambiental para a escola, como fizemos na UEB Maria Alice Coutinho, o educando tem a perspectiva de entender uma realidade ambiental associada à realidade local, as relações homem e ambiente e os problemas derivados dessa ação’, ressaltou Themis.

'Um projeto dessa natureza é importante para a formação do aluno. Além de ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula dará aos estudantes um olhar crítico sobre as questões ambientais. Por outro lado, é despertado nesses alunos um maior interesse pelos estudos, com reflexo na qualidade dos rendimentos em sala de aula', ressaltou a diretora da escola, Maria da Graça S. N. Cruz (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Luís).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!