Porto do Itaqui |
O governo do Maranhão, em parceria com empresas privadas, iniciou no ultimo dia 7, quarta-feira, a construção de um novo terminal portuário em São Luís, e o estado espera se tornar a principal porta para exportações de grãos no norte.
A construção do Terminal de Grãos do Maranhão - Tegram foi iniciada no porto de Itaqui e, quando estiver pronto, no final de 2013, o porto será um dos três principais do país para exportação de grãos como soja, milho e arroz, segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária - Emap.
Atualmente, as exportações de grãos se concentram em portos do sul e do sudeste, por onde passam 85% da carga enviada ao mercado internacional.
A intenção do governo estadual, associado ao capital privado, é ainda mais ambiciosa: transformar Itaqui no principal porto de grãos das regiões norte e nordeste do Brasil.
O porto atualmente tem capacidade para embarcar 2 milhões de toneladas de grãos anuais, volume que deve ser quintuplicado com a construção do novo terminal.
No total, serão quatro silos com capacidade para armazenar 125 mil toneladas de grãos cada um, o que permitirá exportar até 10 milhões de toneladas por ano.
Toda a estrutura necessária para armazenar especialmente soja será construída por quatro empresas associadas ao consórcio Tegram, como NovaAgri, Glencore, CGG e Consórcio Crescimento e, juntas, vão investir R$ 500 milhões no terminal.
"O Tegram será um importante canal indutor do crescimento agrícola do país. São milhões de hectares abertos e aptos para a agricultura não utilizados pela falta de alternativa logística", declarou à imprensa Marcos Menoita, presidente do consórcio que vai administrar o terminal, durante uma visita ao porto.
Para o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, o projeto vai descongestionar a tradicional rota de exportação concentrada nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), e São Francisco do Sul (SC).
O novo terminal ainda reduzirá em até 18% os custos de transporte de cargas que saem do norte, do nordeste e do centro-oeste do país, segundo a administração da terminal.
As exportações de Itaqui devem chegar neste ano a 15 milhões de toneladas mas, com as obras, espera-se que se multipliquem por dez até chegar aos 150 milhões de toneladas anuais em 2031.
Entre janeiro e setembro de 2012, os principais destinos dos produtos exportados pelo porto foram China, Estados Unidos e Espanha.
Apesar da crise na Europa, as exportações à Espanha por Itaqui cresceram 27,62% em relação ao mesmo período de 2011, segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.
Dados de 2010 da Secretária de Comércio Exterior do Brasil indicam que 40,4% da soja exportada por Itaqui foram para a Espanha, seguida pela China (18,8%) e Holanda (9,6%).
Embora dois dos principais importadores sejam da Europa, Menoita assegura não estar preocupado com a crise econômica no continente.
"Estamos investindo aqui R$ 500 milhões. Nossa visão é de longo prazo. Acreditamos que os movimentos pelos quais o mundo passa sejam pontuais", analisou o presidente do consórcio.
O presidente da Emap é mais cauteloso ao explicar que o plano elaborado para o crescimento do porto levou em conta as demandas da economia brasileira sem esquecer o mercado internacional.
"Claro que uma crise mais séria em países de outros continentes pode afetar nosso crescimento no futuro. A probabilidade hoje é mínima, mas é possível", analisou. (Fonte: Agência Efe).
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