Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente 2021 convoca movimento global pela restauração de ecossistemas


Comemorado todos os anos em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas para sensibilizar e impulsionar ações para problemas ambientais urgentes. Desde a sua criação, em 1974, o evento cresceu e se tornou uma plataforma global de mais de 100 países.

A data também marca o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. 

Neste ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) faz um chamado para reavivar nossos ecossistemas danificados. Os seres humanos estão perdendo e destruindo as bases de sua sobrevivência em um ritmo alarmante. Mais de 4,7 milhões de hectares de florestas – uma área maior do que a Dinamarca – são perdidos todos os anos.

Ao reduzir a área de habitat natural para a vida selvagem, criamos as condições ideais para os patógenos – incluindo o coronavírus – se espalharem.

Entre os dias 7 e 11 de junho, o PNUMA e organizações parceiras promoverão uma série de cinco webinários diários abordando a restauração de ecossistemas na perspectiva de diferentes biomas brasileiros:

Dia 7, segunda-feira: Amazônia. Em parceria com a CI-Brasil e Aliança pela Restauração na Amazônia.

Dia 8, terça-feira: Oceanos. Em parceria com a Campanha Mares Limpos.

Dia 9, quarta-feira: Mata Atlântica. Em parceria com a TNC Brasil e Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura.

Dia 10, quinta-feira: Cerrado. Em parceria com a WWF e Araticum.

Dia 11, sexta-feira: Pampa, Pantanal e Caatinga. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE).

Além disso, o PNUMA está articulado com organizações de juventude, as quais irão promover sua própria agenda de atividades sobre a Década da Restauração voltadas para o público jovem. Esses eventos, que serão divulgados em breve, também farão parte da programação oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente no Brasil.

No dia 11 de junho, PNUMA e FAO apoiarão o lançamento do primeiro e-book, de uma série de sete publicações sobre temas socioambientais, idealizadas pelos pesquisadores Maurício Lamano, Fernando Periotto e Alessandro Zabotto. As publicações são voltadas para a população brasileira que vive em cidades, pessoas que plantam e cuidam de árvores em seus quintais, contemplam a natureza urbana ou frequentam parques e praças públicas.

Mais informações : https://www.unep.org/pt-br/events

Fonte:https://brasil.un.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!