De segunda a sexta-feira (5 a 9), técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) participam, em Cuiabá (MT), do XIV Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento será aberto neste domingo (10), com cerca de 1,8 mil participantes de todo o Brasil.
Além dos servidores da Sema que integram a equipe de mobilização para a criação de comitês de bacias hidrográficas no Estado, representarão o Maranhão no XIV Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), representantes do órgão Gestor da Política de Recursos Hídricos, além das diretorias provisórias dos Comitês das Bacias do Munim e Mearim, membros dos Pró-Comitês das respectivas bacias e conselheiros estaduais de recursos hídricos.
Técnicos da Sema vão a Cuibá para evento do meio ambiente |
O tema do XIV Encob é “Comitês de Bacias: Trabalhando soluções para a sustentabilidade da gestão das Águas”. Durante o encontro, estarão reunidos em Cuiabá, representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas (legalmente instituídas no âmbito dos Sistemas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos), além de representantes dos governos federal, estaduais e municipais, usuários de água, da sociedade civil, especialistas e estudantes, entre outros.
O objetivo do encontro é identificar as oportunidades e os desafios para a promoção da Gestão Integrada das Águas, de forma participativa e descentralizada, apontando para a sociedade a sustentabilidade dos recursos hídricos de forma efetiva.
Na programação estão previstos cursos de capacitação, apresentação de experiências pelos comitês de bacias, mesas de diálogos com especialistas, além de oficinas temáticas. Uma delas será a de “Instrumentos para Redução de Riscos em Bacias Hidrográficas: Análises de Vulnerabilidades e Pegada Hídrica”, promovida pela ONG WWF-Brasil, de 06 a 08 de novembro. O objetivo desta oficina é apresentar a metodologia para a construção da análise de vulnerabilidade ecológica e social das bacias hidrográficas, de forma a permitir que seus gestores elaborem políticas de adaptação aos impactos das mudanças climáticas. O WWF-Brasil já produziu análises de vulnerabilidades nas bacias do Rio Paraguai, do Lago São João (RJ) e do Rio Acre (AC), em parceria com o HSBC Bank Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!